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Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público

Processo: 20/06561-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 23 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Pesquisador responsável:Maria Paula Correia de Souza
Beneficiário:Glaucia Schnoeller dos Santos
CNAE: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Atividades de apoio à educação
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:18/08656-6 - Eficiência e inovação na coleta e integração de dados em museus e instituições abertas ao público, AP.PIPE
Assunto(s):Museus   Educação em museus   Tecnologia da informação   Plataforma (computação)   Experiência do usuário

Resumo

O uso das tecnologias da informação tem se constituído, cada vez mais, como um paradigma de qualidade para a área museal baseado em duas grandes tendências: foco crescente na personalização de experiências de visita e o crescimento do poder da análise de dados na organização das ações dos museus. Diante dessa realidade, este projeto tem como objetivo principal ampliar e qualificar os processos de comunicação e educação dos museus, e demais instituições que recebem público visitante, por meio do aperfeiçoamento e manutenção de uma solução tecnológica, tendo como base a investigação e compreensão das estratégias de relacionamento das instituições com seus públicos. No projeto desenvolvido na fase 1 buscamos investigar e compreender as estratégias de relacionamento dos setores educativos dos museus com seus públicos. São objetivos específicos: aperfeiçoar a atual aplicação - agendamento de grupos -, de forma a ampliar seu escopo e consequentemente a capacidade de otimizar o relacionamento das instituições com seus públicos visitantes, possibilitando a coleta de dados de forma integrada com os demais sistemas da Plataforma Mais Museu; aperfeiçoar a estratégia de relacionamento operacional e comercial entre a empresa e as instituições a partir do atendimento e da análise dos atuais usuários do sistema; identificar, analisar, compreender e ampliar as possibilidades de utilização do sistema de agendamento Mais Museu para outras instituições que recebem grupos organizados de visitantes, com vistas a potencializar o mercado consumidor do produto. Esperamos como resultado ter uma plataforma inovadora e de excelência, atenta às necessidades de instituições culturais, e outras instituições abertas a visita do público, e que possa atender os museus no Brasil e na América Latina. Desenvolver e vender um sistema de relacionamento dos museus com seus públicos pode ajudar a melhorar a experiência do visitante, atrair um número maior de público para as instituições culturais, além de lhes fornecer informações relevantes sobre seu público para a busca de patrocínio e outros recursos, contribuindo em última instância com a ampliação de acesso à cultura

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