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Ensino remoto na perspectiva do design universal para aprendizagem: um estudo sobre as práticas da educação especial no Grande ABC paulista durante a pandemia do COVID 19

Processo: 20/07712-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Elizabete Cristina Costa Renders
Beneficiário:Ana Carolina Bresciani Valverde
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Professores   Design universal   Ensino remoto   Práticas pedagógicas   Educação inclusiva   Pandemias   COVID-19   Isolamento social   Região do Grande ABC (SP)

Resumo

Este projeto pauta-se no paradigma da inclusão e, frente ao momento de reclusão social ocasionada pelo novo coronavírus, pergunta: em que medida o Design Universal para Aprendizagem (DUA) pode apoiar as práticas da educação especial inclusiva no ensino remoto, em tempos de isolamento social, por causa do COVID 19? Tem como objeto de estudos as atividades, no campo da educação especial inclusiva, oferecidas pelas escolas localizadas na região do grande ABC paulista em tempos do ensino remoto. O objetivo geral é promover uma interface dos princípios do DUA com o planejamento curricular de professores atuantes no ensino remoto em tempos de isolamento social. Os objetivos específicos são: 1. Colher dados sobre a educação especial inclusiva no ensino remoto; 2. Analisar os problemas apresentados e buscar soluções com a aplicação dos princípios do DUA nas atividades planejadas; 3. Elaborar um tutorial sobre aplicação dos princípios do DUA em atividades do ensino remoto. A hipótese desta investigação é que o design universal para a aprendizagem (CAST, 2018) pode aprimorar as práticas pedagógicas inclusivas remotas, visto que o mesmo corresponde a uma abordagem curricular flexível e inclusiva. Quanto ao método, este projeto caracteriza-se como uma investigação empírica, que utiliza um método combinado entre a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento (análise, avaliação e validação), apoiando-se sobre o Design Based Research (DRB). Trabalha, portanto, com pesquisa aplicada, de caráter intervencionista, na qual interesses científicos estarão direcionados à experiência pedagógica inclusiva remota. Dentre os resultados esperados, destaca-se a projeção, pautada nos princípios do DUA, de um tutorial cuja finalidade será apoiar professores frente ao processo de construção de práticas pedagógicas inclusivas também no ensino remoto. (AU)

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