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Contribuições do uso da técnica olhos vendados em simulação clínica: comunicação verbal de estudantes de enfermagem em situações de atendimento ao paciente crítico

Processo: 20/03809-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Fernanda Berchelli Girão
Beneficiário:Izabela Meneghesso
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem médica   Reanimação cardiopulmonar   Assistência ao paciente   Cuidados intensivos   Terapia intensiva   Estudantes de enfermagem   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cuidados críticos | Estudantes de enfermagem | Parada Cardiorrespiratória | Simulação | Terapia Intensiva | Cuidados Intensivos

Resumo

Objetivo: Verificar as contribuições do uso da técnica "olhos vendados" em simulação clínica na comunicação verbal de estudantes de enfermagem em situações de atendimento ao paciente crítico. Método: Etapa 1: ocorrerá a construção dos cenários clínicos simulados baseados na Taxonomia de Bloom, estruturado conforme Fabri et al. e as Diretrizes da American Heart Association. Na etapa 2 ocorrerá a validação do checklist de avaliação dos participantes no cenário clínico simulado através de experts. Na etapa 3 pretende-se desenvolver e oferecer aos estudantes de graduação em enfermagem uma oficina gratuita sobre assistência de enfermagem a pacientes em situações críticas. Ocorrerá a aplicação de um checklist de pré teste escrito sobre conhecimento, habilidade e atitudes em reanimação cardiopulmonar de pacientes adultos e aplicação da escala "Self-confidence Scale (SCE)", versão portuguesa (SCSvp). Após os estudantes serão capacitados através de uma aula teórica sobre o Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida conforme a American Heart Association, após participarão de um treino de habilidades em reanimação cardiopulmonar. Serão desenvolvidos os cenários clínicos simulados com diferentes casos clínicos que evoluirão em instabilidade hemodinâmica e parada cardiorrespiratória do paciente utilizando a técnica "olhos vendados" com os participantes, após participarem de todas as etapas dos cenários os estudantes responderão o Checklist de pós teste escrito sobre conhecimento, habilidades e atitudes em reanimação cardiopulmonar de pacientes adultos e a Escala "Self-confidence Scale". Buscar-se-a sumarizar e organizar os dados obtidos atraves de analises estatisticas.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IZABELA MENEGHESSO; ISADORA FREITAS MARCATTO; BEATRIZ FERNANDES WADA; MAÍSA GUERMANDI; FERNANDA BERCHELLI GIRÃO. Autoconfiança e conhecimento na liderança em atendimento crítico: simulação com a técnica “olhos vendados”. Rev. Gaúcha Enferm., v. 43, . (20/03809-9)

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