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Relação entre percepção e produção de fala em crianças com transtorno fonológico durante o processo de intervenção fonoaudiológica

Processo: 20/05236-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Larissa Cristina Berti
Beneficiário:Grazielly Carolyne Fabbro Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fonoterapia   Transtorno fonológico   Percepção da fala   Análise linguística   Estudos longitudinais

Resumo

A intervenção fonoaudiológica nos Transtornos Fonológicos (TF) utiliza etapas de percepção e produção de fala, visto que o desenvolvimento fonológico depende de modificações nos domínios perceptuais e articulatórios. Destaca-se que na prática clínica, crianças com TF apresentam evoluções distintas em etapas de percepção e produção de fala. Apesar da suposta relação entre percepção e produção, estudos apresentam resultados divergentes sobre o modo pelo qual as habilidades de produção e percepção se relacionam. O presente estudo visa comparar a acurácia do desempenho perceptual e de produção em crianças com TF durante o processo de intervenção fonoaudiológica, a partir de uma análise longitudinal. Serão selecionadas cinco crianças que apresentam o processo de substituição de líquidas. Ao final de cada sessão, num total de 16 sessões, será registrado pelo terapeuta o desempenho perceptivo-auditivo e de produção das crianças, considerando 30 palavras-alvo e 30 palavras-sondagem que serão postas sob análise de três juízes que as julgarão baseando-se em três critérios: 1) produção correta do som-alvo; 2) produção incorreta do som-alvo ou; 3) produção gradiente do som alvo. Será feita uma análise longitudinal da relação entre desempenhos de produção e percepção de fala nas crianças. Espera-se contribuir para o melhor entendimento da relação entre percepção e produção e auxiliar na definição de planos terapêuticos em crianças com TF.

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