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Validação da escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão

Processo: 20/11248-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Laura Rodrigues Yonemotu
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/24734-7 - Validação da escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão, AP.R
Assunto(s):Educação especial   Inclusão social   Estudos de validação   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atitudes sociais | Educação Especial | Inclusão | Educação Especial

Resumo

As atitudes sociais em relação à inclusão constituem-se como importantes variáveis do contexto escolar no qual se procura construir a educação inclusiva. As atitudes sociais de professores, demais profissionais da Educação e de estudantes universitários dos mais variados cursos vêm sendo amplamente investigadas, mas o estudo das atitudes sociais de estudantes do Ensino Fundamental ainda é incipiente. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de estudos de campo sobre as atitudes sociais em relação à inclusão, entre os estudantes do Ensino Fundamental, é objetivo do presente projeto validar e padronizar a Escala Infantil de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ASI-EI), que já vem sendo utilizada mesmo sem o estudo das suas propriedades psicométricas. Para favorecer o seu uso, será também elaborado um pequeno manual de orientação aos usuários. Os dados deverão ser coletados junto a cerca de 800 estudantes do Ensino Fundamental, provenientes de diferentes escolas de diferentes regiões do país. A escala infantil, que será utilizada na coleta de dados, se constitui de 20 itens. Cada item é constituído por um enunciado seguido de três respostas: Sim, Não e Não Sei. Os enunciados são redigidos de modo a serem positivos ou negativos. Um item é positivo, se a resposta Sim expressa atitudes favoráveis à inclusão e a resposta Não expressa atitudes desfavoráveis. Um item é negativo, se a resposta Sim expressa atitudes desfavoráveis e a resposta Não expressa atitudes favoráveis. Cada item recebe uma nota, sendo 2 para resposta Sim e 1 para resposta Não nos itens positivos e 1 para Sim e 2 para Não nos itens negativos. A resposta Não Sei deve receber a nota 0 tanto nos itens positivos quanto nos negativos. O escore de cada participante é dado pela soma das notas obtidas nos 20 itens. Com os escores individuais será realizada toda a análise estatística, envolvendo o estudo da fidedignidade e da validade. O manual de uso da escala infantil deverá conter orientações sobre a aplicação, correção, análise de dados e interpretação de resultados. (AU)

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