Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da alfabetização e atendimento a alunos com dificuldades na escrita na rede municipal de Rio Claro-SP

Processo: 19/26934-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Andreia Osti
Beneficiário:Aline Gasparini Zacharias Carolino
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Escrita   Leitura   Avaliação   Professores   Ensino fundamental   Ensino público   Rio Claro (SP)

Resumo

A presente pesquisa busca investigar as formas de avaliação da escrita adotadas por professores alfabetizadores, pertencentes às salas regulares e às salas de reforços, nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Rio Claro - SP. Desse modo, pretende-se identificar, qual o parâmetro para encaminhamento desses alunos ao trabalho complementar, devido a dificuldades na escrita; realizar um levantamento e caracterização dos alunos atendidos nos projetos de reforço; identificar as propostas metodológicas utilizadas no trabalho pedagógico com esses alunos, visando auxiliar na superação das dificuldades apresentadas, e as formas de avaliação adotadas nesse âmbito. Isso posto, participarão da pesquisa 24 professores, sendo 18 professores alfabetizadores e 6 professores responsáveis pelas turmas de reforço, de ambos os sexos, atuantes no Ensino Fundamental I de escolas públicas da rede municipal. A coleta de dados envolverá três momentos, sendo eles: a) entrevista semiestruturada com professores alfabetizadores das salas regulares; b) levantamento e caracterização, junto a Secretaria da Educação, do número de alunos com dificuldades de aprendizagem que participam projeto de reforço; c) observação das aulas de reforço e entrevista com professores responsáveis pelas turmas. Diante disso, considera-se que esta pesquisa levará ao entendimento e proporcionará reflexões sobre as formas de avaliação no contexto da alfabetização, assim como o trabalho pedagógico direcionado a alunos que apresentam dificuldades na escrita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)