Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: instrumentos recorrentes e seus usos

Processo: 20/07758-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luana Costa Almeida
Beneficiário:Isabela Solovijovas Santos
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Instrumentos de avaliação   Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Inquéritos e questionários   Coleta de dados   São Carlos (SP)

Resumo

O campo da avaliação educacional é complexo e importante na análise educacional. Observadas em diferentes níveis, formas, momentos e espaços, as práticas avaliativas são essenciais para a compreensão da organização do trabalho pedagógico nas escolas e conhecer o delineamento e natureza dos instrumentos utilizados mostra-se caminho promissor para o avanço do debate. Nesse sentido, objetivamos identificar os instrumentos mais recorrentemente utilizados pelos professores nos processos de avaliação de ensino-aprendizagem no nível da sala de aula, tomando sua intencionalidade e uso como parte essencial da análise de sua proximidade ou distanciamento de processos mais formativos. Para tanto, propomos o desenvolvimento da pesquisa a partir da abordagem qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados o questionário aberto, aplicado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamenta da rede municipal de São Carlos/SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)