Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção social do espaço urbano: a autoconstrução na periferia de Campinas, o caso do Satélite Íris

Processo: 20/08289-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cristina de Campos
Beneficiário:Patrick José Borges Batista
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política habitacional   Autoconstrução   Segregação urbana   Espaço urbano   Uso do solo   Assentamento urbano   Análise de dados   Estudo observacional   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Áreas Vulneráveis | assentamentos precários | autoconstrucao | campinas | Produção social do espaço urbano | Fundamentos Sociais da Arquitetura e do Urbanismo

Resumo

O trabalho parte do pressuposto que a autoconstrução é a principal forma de acesso a moradia para a população de baixa renda no Brasil, diante disso, se propõe analisar o processo de produção social do espaço urbano, concretizado através da autoconstrução. Tendo a cidade como palco das grandes contradições e desigualdades, se torna necessário um estudo acerca das formas habitacionais irregulares, tão comum nas médias e grandes cidades brasileiras, com o intuito de contribuir e somar ao entendimento dos assentamentos precários na dinâmica socioespacial. Para tanto, tem-se como objetivo levantar e analisar dados em fontes secundárias acerca dos assentamentos precários, com enfoque para as ocupações urbanas. Além disso, propõe-se produzir quadros, tabelas e mapas temáticos através da análise de dados secundários condizentes a formação urbana de sua população e, também, a forma como esses fatores se relacionam com suas formas habitacionais. Para além, comprometemo-nos com a elaboração de dados primários através da realização de um trabalho de campo, executado no bairro Satélite Íris em Campinas-SP. Tal proposição conta com a realização de inventários descritivos acerca da população local junto com as lideranças sociais, para posterior transcrição e divulgação dos indicadores. A motivação para este trabalho partiu do desejo de contribuir para a reflexão sobre a política habitacional que vem sendo construída no Brasil, especialmente para as políticas direcionadas a população de baixa renda. Tais pressupostos estão baseados tanto na observação direta do nosso contexto urbano, como nas análises de autores que referenciam este trabalho.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)