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A semi-heteronímia no livro do Desassossego de Fernando Pessoa: ecos falso-biográficos ou o desmascaro suicida

Processo: 20/01884-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Leonardo Garcia Santos Gandolfi
Beneficiário:Diego Alves da Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Língua vernacular   Prosa   Despersonalização   Análise de conteúdo   Teoria literária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autor e autoria | despersonalização | Semi-heteronímia | Literatura Portuguesa e Teoria Literária

Resumo

O projeto apresentado deseja investigar certos aspectos da semi-heteronímia no Livro do Desassossego. A partir da edição de Richard Zenith (2011), que atribui a obra a Bernardo Soares, e da edição de Teresa Rita Lopes (2015), que divide a autoria em três (Vicente Guedes, Barão de Teive e Bernardo Soares), o projeto pretende questionar a semi-heteronímia e, por meio dela, entender a despersonalização do autor na construção da obra. As definições de semi-hetoronímia do autor e da crítica serão articuladas em tópicos com elementos textuais da obra em análise e com a prosa ortônima, assim como a negação da autoria em contraponto à afirmação da semi-autoria. Uma hipótese plausível de leitura desse livro é a de que ele fora uma espécie de catalisador da obra pessoana e um aproximador do autor central de toda essa obra. Sendo assim, o diálogo dos semi-heterônimos com a parte restante da obra de Pessoa será feito, ainda que de modo sutil. A base crítico-teórica é composta pelos livros: Fernando Pessoa: Rei da nossa Baviera (LOURENÇO, 2008), Fernando Pessoa & Cª Heterónima (SENA, 1982), Fernando Pessoa: Uma quase autobiografia (FILHO, 2012), Fernando Pessoa: Entre Almas e Estrelas (OSAKABE, 2013) e O Re-Nascimento do Autor: Autoria, Heteronímia e Fake Memoirs (GAGLIARDI, 2019). (AU)

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