Busca avançada
Ano de início
Entree

Omissões ortográficas e estrutura da sílaba no ciclo de alfabetização do ensino fundamental I

Processo: 20/05606-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Marciel Antonio Alves da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Alfabetização   Sílaba   Ortografia   Escrita (linguística)   Práticas pedagógicas   Análise qualitativa comparativa (QCA)

Resumo

Buscaremos uma melhor compreensão da importância de aspectos fonético-fonológicos da língua em um fenômeno bastante comum na ortografia de crianças do Ciclo de AlfabetizaçãoI do Ensino Fundamental I: as omissões ortográficas, em sua relação com a estrutura da sílaba. Dois objetivos orientam o desenvolvimento da pesquisa: (1) verificar em que medida as omissões dependeriam (ou não) das diferentes posições que os grafemas ocupam na estrutura da sílaba; e (2) verificar em que medida as omissões dependeriam (ou não) da seriação escolar. Os dados serão extraídos de um banco composto por produções escritas de crianças de ambos os sexos, com idades entre seis e nove anos, regularmente matriculadas em turmas do Ciclo I do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) de uma escola pública de um município do interior de São Paulo. Para analisarmos os dados relativos ao primeiro objetivo, faremos uma comparação entre o total de possibilidades de registros ortográficos de cada posição e o total de omissões de cada posição em todo o material analisado. Dessa forma, poderemos confirmar (ou não) nossa primeira hipótese de pesquisa: a de que, como a sílaba, na visão de Selkirk (1982), apresenta uma organização hierárquica de constituintes, essa diferença de organização se mostraria, também, na maior ou menor incidência de omissões ortográficas. Já para analisar os dados relativos ao segundo objetivo, primeiramente eles serão divididos conforme ocorram no primeiro, no segundo e no terceiro ano do Ciclo de Alfabetização. Em seguida, faremos uma análise comparativa da distribuição desses dados em função dos três anos investigados. Dessa forma, poderemos confirmar (ou não) nossa segunda hipótese de pesquisa: a de que, com a progressão do Ciclo, as omissões se modificariam em quantidade e em natureza. A presente pesquisa pretende fornecer subsídios para práticas pedagógicas e clínicas com a escrita infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)