Busca avançada
Ano de início
Entree

Hibridação em Triatominae (Hemiptera, Reduviidae): seria a regra de Haldane um princípio aplicável para os vetores da doença de Chagas?

Processo: 20/08385-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Kaio Cesar Chaboli Alevi
Beneficiário:João Marcos dos Santos Neves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia médica   Doença de Chagas   Triatominae   Hemiptera   Reduviidae

Resumo

Os triatomíneos são insetos hematófagos de grande importância epidemiológica, pois atuam como vetores do protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas. Atualmente, existem 154 espécies descritas na subfamília Triatominae, agrupadas em 19 gêneros e cinco tribos. Diversos casos de hibridação natural e/ou experimental foram observados entre os insetos vetores da doença de Chagas. Eventos de hibridação são importantes fontes de novas variações, novas adaptações e, até mesmo, novas espécies, uma vez que híbridos viáveis e férteis podem intercruzar entre si e/ou retrocruzar com uma ou ambas as espécies parentais, o que possibilita introgressão genética. Entre os diferentes fatores que podem influenciar na direção e intensidade da introgressão em zonas híbridas, pode-se destacar a ação da regra de Haldane. Essa regra foi descrita em 1922 e prediz que "quando na descendência híbrida um sexo está ausente, é raro ou estéril, esse sexo é o heterogamético", ou seja, o sexo heterogamético (XY) é o primeiro a ser afetado pelos eventos evolutivos que inviabilizam ou levam a esterilidade dos híbridos, o que pode acarretar em introgressão diferencial de genes (autossômicos e/ou ligados ao sexo). Assim, o presente projeto tem como objetivo realizar cruzamentos experimentais interespecíficos entre diferentes espécies de triatomíneos e avaliar a proporção entre machos e fêmeas dos híbridos resultantes, com ênfase na regra de Haldane.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)