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Modelo multiobjetivo para localização de unidades de atendimento de saúde considerando priorização por indicadores socioeconômicos e critérios de equidade

Processo: 20/07979-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Eli Angela Vitor Toso
Beneficiário:Karina de Freitas Santos
Instituição-sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Sistemas de saúde   Centros de saúde   Programação matemática   Localização   Otimização   Indicadores socioeconômicos

Resumo

O sistema de saúde pública do Brasil é estruturado de forma que Unidades Básicas de Saúde (UBS) tem um papel fundamental na atenção primária oferecendo serviços que promovem cuidados preventivos, como consultas e vacinação. A gestão da rede de atendimento básico é responsabilidade dos municípios, que determinam a localização, o dimensionamento das equipes de atendimento e a alocação de bairros às UBS. O problema de localização destas unidades é dinâmico, devido ao crescimento populacional, alterações na ocupação territorial e perfil socioeconômico dos usuários. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é estudar o problema de localização de UBS, considerando as unidades pré-existentes e suas capacidades, para propor um modelo de otimização multiobjetivo, usando indicadores socioeconômicos para priorizar o atendimento e avaliar questões de equidade. Para validar o modelo será realizado um estudo de caso na cidade de Sorocaba. Este trabalho pode contribuir com o gerenciamento mais eficiente de recursos financeiros, além de permitir uma avaliação sobre a abrangência do atendimento pautada em conhecimento científico.

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