Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino da biodiversidade brasileira em uma perspectiva evolutiva: subsídios para a construção de materiais didáticos no âmbito do projeto temático Biota-FAPESP na educação básica

Processo: 20/07961-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Beneficiário:Leonardo Augusto Luvison Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/05843-4 - O Programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Evolução biológica   Biodiversidade   Material didático   Educação escolar básica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiversidade | Diversidade Genética | Ensino de evolução | Evolução Biológica | Ensino de Evolução Biológica/Biodiversidade

Resumo

O programa BIOTA-FAPESP é uma das maiores iniciativas voltadas para o estudo da biodiversidade brasileira. No entanto, sua relevância educacional não tem sido devidamente reconhecida. A ênfase em animais exóticos nos currículos e livros brasileiros, em detrimento da rica biodiversidade nacional, é um exemplo da pouca incorporação dos conhecimentos biológicos produzidos por cientistas de instituições paulistas no ensino fundamental e médio. Além da pouca ênfase na biodiversidade local, algumas pesquisas apontam também que é comum a ausência de uma perspectiva evolutiva no ensino da diversidade biológica. A abordagem da biodiversidade é caracterizada por uma didática fundamentada na memorização de nomes de grupos e de características, sem conexão com a história evolutiva das linhagens. Considerando estas duas problemáticas - a necessidade de uma perspectiva evolutiva no ensino de biodiversidade e a importância dos conhecimentos sobre a biodiversidade brasileira na educação básica -, o presente projeto de pós-doutorado pretende desenvolver materiais didáticos que tomam a evolução como eixo central no ensino da biodiversidade nacional. A proposta é vinculada ao projeto temático intitulado "O programa BIOTA-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular" (proc. 2016/05843-4), que tem como objetivo principal fomentar ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa BIOTA-FAPESP. O projeto temático também acumula resultados sobre interesses, atitudes e conhecimento de jovens estudantes brasileiros em relação à ciência e tecnologia, depositados em um banco de dados no Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução "Charles Darwin" (EDEVO-Darwin). O conhecimento acumulado pelo programa BIOTA sobre a biodiversidade brasileira e os dados obtidos pelo projeto temático representam uma oportunidade única de fomentar o ensino da biodiversidade brasileira em uma perspectiva evolutiva, permitindo a construção de materiais didáticos contextualizados às realidades locais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, GRACIELA DA SILVA; PELLEGRINI, GIUSEPPE; LUVISON ARAUJO, LEONARDO AUGUSTO; BIZZO, NELIO. Acceptance of evolution by high school students: Is religion the key factor?. PLoS One, v. 17, n. 9, p. 25-pg., . (16/05843-4, 20/07961-0)
LUVISON ARAUJO, LEONARDO AUGUSTO; DOS SANTOS ALITTO, RENATA APARECIDA. Teaching native biodiversity: an exploratory study with Brazilian teachers. JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION, . (20/09031-0, 16/05843-4, 20/07961-0)
LUVISON ARAUJO, LEONARDO AUGUSTO. Fritz Muller: 200 years of a pioneer evolutionist. Biological Journal of the Linnean Society, v. 137, n. 4, p. 3-pg., . (20/07961-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.