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Cultura alemã e tecnologias digitais no ensino fundamental e médio

Processo: 20/08497-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Beneficiário:Jaquelyne da Silva de Campos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/13872-2 - Cultura alemã e tecnologias digitais no ensino fundamental e médio, AP.EP
Assunto(s):Prática de ensino   Ensino de língua estrangeira   Língua alemã   Tecnologias digitais

Resumo

A sociedade contemporânea tem como importantes marcas a rápida troca de informações e o confronto com a diversidade, características que têm forte impacto em práticas sociais de diferentes esferas. Tais características exigem maior criticidade, abertura para a alteridade e a revisão de estereótipos. Nessa perspectiva, e partindo da concepção de que ensino de línguas estrangeiras não se restringe à decodificação de um sistema abstrato de códigos linguísticos, mas também à ampliação de novos universos socioculturais, este projeto pretende, numa primeira etapa, contribuir para o desenvolvimento do repertório sociocultural, do Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2006; JORDÃO, 2013; ROZENFELD, 2016) e da Competência Intercultural (BYRAM, GRIBKOVA E STARKEY, 2002; SALOMÃO, 2015) dos alunos de uma escola no interior paulista. Em uma segunda etapa pretende-se contribuir para a o desenvolvimento dos conhecimentos pedagógicos e tecnológicos (Mischra e Kohler, 2001) de professores, para uso pedagógico das TDICs em sala de aula, para que, assim, eles possam responder a uma demanda fortemente presente entre os alunos e utilizar o potencial dessas novas ferramentas para processos educacionais. Para os objetivos propostos, serão realizadas atividades como oficinas, palestras, saraus, feiras culturais, intervenções em sala de aula, discussão de filmes, plantões de dúvidas para professores, acompanhamento em seus planejamentos de aulas etc. Espera-se, dessa forma, contribuir para uma melhor adequação da comunidade escolar às novas exigências do mundo contemporâneo e para a melhor formação dos alunos e do corpo docente. (AU)

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