Busca avançada
Ano de início
Entree

Áreas verdes urbanas: potencialidades de uso voltadas a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental

Processo: 20/01169-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Carolina Buso Dornfeld
Beneficiário:Luana Grenge Rasteiro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Educação escolar básica   Ensino fundamental   Áreas verdes   Desenho   Categorização   Entrevista   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenhos | Educação Básica | Flora e fauna | pertencimento | praças e jardins | Educação Ambiental

Resumo

A existência de espaços verdes urbanos é fundamental para uma boa qualidade de vida das populações humanas. Entretanto, esses espaços nem sempre são utilizados pelas populações em geral, e pelas comunidades escolares, embora sejam espaços educativos em excelência. Esse projeto tem por objetivo geral investigar os valores (estéticos, éticos, ambientais e sociais) atribuídos aos espaços verdes urbanos (praças e jardins), por agentes escolares e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de três escolas localizadas no município de Ilha Solteira (SP). Serão utilizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras de Educação Ambiental e Coordenadoras Pedagógicas, sendo realizada posteriormente a Análise de Conteúdo. Além disso, por meio de atividades propostas em sequência didática com alunos do 5º ano, caracterizadas como atividades teóricas e práticas de campo, que serão realizadas em área verde nas proximidades da escola, serão coletados dados por meio de desenhos e rodas de conversas, devidamente gravadas em áudio e vídeo para posterior interpretação a luz da teoria. A análise dos desenhos será realizada por meio de categorização e interpretação dos mesmos, com o auxílio do relato oral de cada estudante. Além disso, os materiais produzidos pelos estudantes irão compor o material didático que será disponibilizado no site da Universidade. Pretende-se ao final, indicar as potencialidades de uso voltadas à Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental das áreas verdes urbanas próximas as escolas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)