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Implicações de folgas simultâneas em oscilações de ciclo limite de sistema aeroelástico com compensador em superfície de controle

Processo: 19/22730-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Larissa Drews Wayhs Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/12383-8 - Predição de oscilações de ciclo limite em asas de elevada razão de aspecto com folga em superfície de controle, BE.EP.DD
Assunto(s):Aeroelasticidade   Atrito   Dinâmica de voo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aileron-Compensador | Atrito | Continuação Numérica | Folgas Simultâneas | Formal Normal | Oscilações de Ciclo Limite | Técnica de Hénon Extendida | Aeroelasticidade

Resumo

Sabe-se que a presença de efeitos não lineares nos sistemas aeroelásticos pode alterar de forma importante a dinâmica de voo. Em particular, folgas e atrito nas superfícies de controle podem inclusive implicar em alterações na estabilidade dos veículos aéreos, resultando até mesmo em restrições de envelope de voo. Neste contexto, esta pesquisa compreende uma investigação na dinâmica de Oscilações de Ciclo Limite (OCL) considerando folga simultânea em aileron e compensador. A influência de atrito nas rotações destas superfícies também é analisada. A proposta compreende aplicar três métodos para predizer amplitudes e frequências das OCL: método do Balanço Harmônico (ou Funções Descritivas) combinado com a técnica de linearização equivalente; continuação numérica; e método da forma normal. Para as três abordagens serão realizadas adaptações e desenvolvimentos para se considerar as não linearidades de atrito e dupla folga. Será considerado um sistema aeroelástico com aerodinâmica não estacionária, descrito no espaço de estados. As predições de OCL realizadas pelos três métodos diferentes terão seus resultados verificados por integração temporal das equações de movimento, com uso da técnica de Hénon que será extendida para esta condição de não linearidades. Destaca-se, entre os resultados pretendidos, a compreensão das implicações de folgas simultâneas, combinadas com atrito, nas OCL de sistemas aeroelásticos. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, DOUGLAS D.; WAYHS-LOPES, LARISSA D.; DOWELL, EARL H.. Control-Surface Structural Nonlinearities in Aeroelasticity: A State of the Art Review. AIAA JOURNAL, v. N/A, p. 13-pg., . (19/22730-7, 18/25194-6)
WAYHS-LOPES, LARISSA DREWS; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. A new look at the Equivalent Linearization Technique to predict LCO in aeroelastic systems with discrete nonlinearities. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 119, p. 20-pg., . (19/22730-7, 21/12383-8)

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