Bolsa 20/02326-4 - Linguagem musical, Percepção musical - BV FAPESP
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Música e outras linguagens: por uma enunciação musical tensiva e seus modos de contato

Processo: 20/02326-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Gustavo Cardoso Bonin
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem musical   Percepção musical   Percepção sonora   Sonologia   Semiótica   Enunciação   Música contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Tensiva | Enunciação Musical Tensiva | Linguagem Musical | linguagens híbridas | Percepção Musical | Processos de Criação Musical: Sonologia - Criação e Produção Sonora

Resumo

A música e as práticas artísticas contemporâneas têm produzido uma grande variedade de objetos híbridos que colocam em jogo o contato entre mais de uma linguagem artística. O projeto a seguir propõe estratégias teóricas e práticas analíticas para a descrição desses objetos, assim como prevê a construção de um processo criativo que se motive pelos desdobramentos teóricos-analíticos da pesquisa. Ancorado na abordagem tensiva da semiótica francesa, proposta principalmente por Claude Zilberberg, o trabalho irá apresentar como a percepção sonoro-musical enquanto interface sensível e corporal pode ser analisada a partir das categorias semióticas da enunciação (GREIMAS, 2008) e da tensividade (ZILBERBERG, 2011). Dando continuidade aos resultados obtidos em nossa pesquisa de mestrado, na qual analisamos a dinâmica dos modos de contato entre as linguagens que constituem os objetos da prática de música cênica contemporânea brasileira, o objetivo é observar como as obras artísticas contemporâneas podem ser percebidas segundo uma enunciação musical tensiva de base, na qual o modo de organizar as linguagens em contato prevê um perfil de enunciatário com base na tensão entre os aspectos sensíveis e inteligíveis da percepção sonora e musical. A partir de três práticas artísticas contemporâneas, em que matérias sonoras e elementos musicais são utilizados como aspectos constitutivos das obras - a arte sonora, a performance art e a música cênica -, descreveremos como se organizam os contatos entre as linguagens e como o ato enunciativo, enquanto diálogo entre enunciadores (criadores) e enunciatários (expectadores) previstos nas obras, conduz diferentes modos de escuta para cada prática artística selecionada. Como parte da tese, será realizado um espetáculo musical híbrido, ao fim do trabalho, desenvolvido a partir dos resultados obtidos nas etapas teóricas da pesquisa. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONIN, Gustavo Cardoso. Por uma enunciação musical: a profundidade tensiva e as espessuras da presença. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.

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