Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do d-limoneno em marcadores do metabolismo de lipídios e glicose de camundongos C57/Bl6

Processo: 19/24267-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Jarlei Fiamoncini
Beneficiário:Bruna Lamesa Costa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07914-8 - FoRC - Centro de Pesquisa em Alimentos, AP.CEPID
Assunto(s):Doenças cardiovasculares   Dieta hiperlipídica   Dislipidemias   Metabolismo   Absorção gastrointestinal   Glicose   Lipídeos   Limonenos   Modelos animais

Resumo

A incidência da obesidade vem crescendo entre a população assim como outras doenças relacionadas a ela como diabetes, vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares e inflamatórias. O consumo de frutas e vegetais está entre os fatores para a diminuição da incidência dessas doenças. A laranja, uma das frutas mais consumidas no Brasil, possui grande variedade de compostos com efeitos benéficos à saúde como o monoterpeno d-limoneno. Em modelos animais, demonstrou-se que o d-limoneno possui efeitos benéficos no metabolismo de lipídios e glicose. Este composto é bem absorvido pelo trato gastrointestinal, sendo rapidamente metabolizado e excretado pela urina, apresentando baixa toxicidade em estudos com roedores e seres humanos. Por essas razões, esse estudo tem como objetivo avaliar o efeito do d-limoneno no metabolismo de lipídios e glicose em camundongos C57/B16, a fim de verificar sua proteção contra a intolerância à glicose e dislipidemia. Animais machos, com 11 semanas de idade serão distribuídos em 8 grupos, alimentados com uma dieta de composição definida (AIN-93M), sendo que 4 grupos serão alimentados com dieta controle e os demais com dieta hiperlipídica. Após uma semana de adaptação, uma suplementação com d-limoneno adicionado na dieta nas concentrações de 0,1, 0,4 e 0,8% serão administradas para 3 grupos alimentados com a dieta hiperlipídica e da dieta controle. Espera-se que a suplementação com o d-limoneno promova redução da concentração plasmática de glicose, triglicerídios e colesterol total, além de prevenir o acúmulo de lipídios no fígado dos animais. Os resultados obtidos nesse estudo permitirão gerar dados inéditos sobre os efeitos do d-limoneno no metabolismo de lipídios e glicose em camundongos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RINALDI DE ALVARENGA, JOSE FERNANDO; GENARO, BRUNNA; COSTA, BRUNA LAMESA; PURGATTO, EDUARDO; MANACH, CLAUDINE; FIAMONCINI, JARLEI. Monoterpenes: current knowledge on food source, metabolism, and health effects. CRITICAL REVIEWS IN FOOD SCIENCE AND NUTRITION, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.