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Nuvem veicular dinâmica para suporte de aplicações para veículos autônomos

Processo: 19/19105-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Aparecido Villas
Beneficiário:Wellington Viana Lobato Junior
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/24494-8 - Comunicação e processamento de big data em nuvens e névoas computacionais, AP.TEM
Assunto(s):Sistemas distribuídos   Veículos autônomos   Condução de veículo   Mobilidade   Tomada de decisão   Redes ad-hoc veiculares

Resumo

Os veículos autônomos têm o potencial de revolucionar toda a indústria ligada ao transporte. O desenvolvimento de tecnologias em sensores possibilitam uma nova era na condução autônoma. Porém, devido às limitações desses sensores e as restrições de processamento e armazenamento, os veículos autônomos tendem a tomar decisões erradas e causar sérios desastres. Nesse contexto, a nuvem veicular surge como uma alternativa para compensar as deficiências desses sensores e prover capacidade de processamento, além de aumentar a confiabilidade das ações tomadas pelos veículos, fornecendo suporte básico à infraestrutura para a condução autônoma, incluindo armazenamento e computação distribuída. Este projeto tem como objetivo implementar um protótipo de uma VCC dinâmica para prover suporte no processamento de dados para aplicações de veículos autônomos. O protótipo será construído de forma incremental e terá dois principais elementos que avançam o estado-da-arte no que diz respeito à área de redes de veículos autônomos, especificamente: i) a criação de um protótipo de VCC dinâmica, baseado no padrão de mobilidade; e ii) coleta, análise e caracterização de dados heterogêneos, os quais tem validade espaço-temporal, para auxiliar no processo de tomada de decisão das AVs. As soluções a serem desenvolvidas tem potencial para avançar o estado-da-arte e ajudar a fomentar a implementação de soluções para veículos autônomos. (AU)

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