Busca avançada
Ano de início
Entree

Chaves de identificação para espécies brasileiras de Bocageeae (Annonaceae)

Processo: 19/24763-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Jenifer de Carvalho Lopes Dantas
Beneficiário:Lucas Vilela da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Botânica (classificação)   Morfologia vegetal   Identificação   Annonaceae   Angiospermas   Mata Atlântica   Amazônia

Resumo

O interesse em contabilizar a flora mundial iniciou-se com Linnaeaus em meados do século XVIII. Ele previu que haveriam por volta de dez mil espécies de plantas. No decorrer dos anos foram elaborados inúmeros trabalhos e projetos para que esta diversidade fosse contabilizada. Estima-se que, atualmente, existem 390 mil espécies de plantas no mundo, sendo destas, 300 mil angiospermas aproximadamente. Dentre as famílias de angiospermas, podemos destacar Annonaceae, que está entre as mais diversas do mundo, como apontam levantamentos florísticos. Annonaceae possui por volta de 2.400 espécies e 108 gêneros. Ocorrem, no Brasil, 386 espécies e 29 gêneros, presentes em cinco dos seis domínios fitogeográficos. Annonaceae é classificada em quatro subfamílias, das quais Annonoideae é a maior. Nessa subfamília está a tribo Bocageeae, com oito gêneros e 62 espécies. Sete gêneros estão presentes no Brasil, dois dos quais são endêmicos da Mata Atlântica. Os objetivos deste trabalho são: 1. Estudar a morfologia das espécies de Bocageeae; 2. Elaborar chaves de identificação para as espécies de Bocageeae que ocorrem no Brasil; 3. Publicar os resultados na plataforma Flora do Brasil 2020. As chaves de identificação serão publicadas na plataforma Flora do Brasil 2020 e em língua portuguesa, estando disponíveis para todas as pessoas interessadas na família e permitindo um fácil acesso à informação científica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, JENIFER DE CARVALHO; VILELA, LUCAS; JOHNSON, M. DAVID. Hornschuchia mellosilvae (Annonaceae) a new species endemic to the Brazilian Atlantic Forest. PHYTOTAXA, v. 520, n. 3, p. 273-278, SEP 21 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.