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Intervenção analítico-comportamental com mulheres com ansiedade e depressão: comparação entre recomendações do supervisor e comportamentos emitidos por terapeutas em sessão

Processo: 20/04033-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2020
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Lara Sorita Contarin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento psicológico   Mulheres   Terapia analítico-comportamental   Formação profissional   Aliança terapêutica   Supervisão clínica   Psicólogos   Estágios   Child behavior checklist

Resumo

A literatura sobre supervisão de estágio em psicologia é extremamente escassa, principalmente quando se trata da perspectiva Analítico-Comportamental, havendo falta de estudos sistemáticos acerca de procedimentos de supervisão. Considerando o grande número de diagnósticos de comorbidade entre os transtornos de ansiedade e depressão (cerca de 60% dos casos), principalmente para mulheres, é necessária sólida formação de terapeutas para lidar com tais demandas. Entretanto, as pesquisas desenvolvidas até o momento sobre supervisão de estágio e formação de futuros psicólogos não têm indicado consenso sobre o que e como deve ser ensinado para a prática da terapia comportamental, nem têm majoritariamente considerado aspectos da relação entre terapeuta e cliente. Face a este cenário, o presente estudo possui como objetivo descrever um processo de supervisão de terapeutas iniciantes no atendimento de duas clientes com resultados bem-sucedidos quanto à redução de sintomas de ansiedade e depressão confirmados por instrumentos padronizados (BAI, BDI e PHQ-9), bem como investigar se as recomendações dadas pela supervisora foram realizadas pelas estagiárias. Para isso, serão descritos os comportamentos da supervisora de estágio durante os procedimentos de supervisão oral e escrita utilizando-se de um protocolo adaptado de outros estudos, bem como serão investigados os áudios das sessões com o auxílio de uma checklist criada a partir das recomendações dadas em supervisão para averiguar se as terapeutas executaram as ações recomendadas pela supervisora.

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