Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da carga interna de treinamento do método Pilates em jovens: um ensaio clínico randomizado controlado

Processo: 20/01560-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Franciele Marques Vanderlei
Beneficiário:Natália Medeiros Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Esportes   Sistema nervoso autônomo   Pilates   Treinamento físico   Frequência cardíaca   Variabilidade da frequência cardíaca   Avaliação clínica   Monitorização fisiológica   Ensaio clínico controlado aleatório   Coeficiente de correlação de Pearson

Resumo

Cada vez mais existem campanhas de conscientização da necessidade da prática de alguma atividade física com vários objetivos, principalmente como caráter preventivo. Nessa perspectiva, percebe-se a utilização do método Pilates como um instrumento de exercício físico para a proteção e promoção à saúde. No entanto, apesar de ser popularmente realizado, ainda não existem evidências científicas sobre a padronização do uso do método e os efeitos da carga interna de treinamento para uma adequada prescrição do treinamento. Objetivo: avaliar o efeito da carga interna de treinamento do método Pilates em indivíduos jovens saudáveis e verificar se existe correlação clinicamente relevante entre as ferramentas de monitoramento da progressão de cargas (escala de percepção subjetiva de esforço [PSE], frequência cardíaca [FC] e variabilidade da frequência cardíaca [VFC]) no método Pilates. Além de analisar o efeito do método a longo prazo sobre parâmetros cardiorrespiratórios, autonômicos e psicométrico. Métodos: 54 homens saudáveis com idade entre 18 a 35 anos farão parte do estudo. Inicialmente será realizada uma avaliação para coleta de dados pessoais e as avaliações iniciais da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (f), saturação parcial de oxigênio (SatO2) e VFC. Em seguida serão realizadas três sessões de familiarização com o método Pilates. Posteriormente, iniciará o período do treinamento, totalizando 36 sessões durante 12 semanas, com duração em minutos variável à cada sessão. Durante as 12 semanas, os participantes deverão passar pelos três níveis de treinamento do método, sendo eles: básico, intermediário e avançado, com a progressão dos exercícios pré-determinada. Em cada sessão, um cardiofrequêncímetro ficará posicionado no tórax do participante para captação dos intervalos RR e posterior análise da VFC, que ocorrerá ao longo de toda a sessão juntamente com a escala de PSE proposta por Borg e da FC que será coleta a cada cinco minutos até o término da sessão. Além disso, após 15 minutos do final de cada sessão, novamente serão coletadas a FC e a escala de PSE. Após uma semana do término do treinamento do método Pilates serão realizadas avaliações finais idênticas às iniciais. Estatística descritiva será utilizada. A comparação dos desfechos antes e após o período de treinamento será realizada por meio da ANOVA para medidas repetidas no esquema de dois fatores. Para a análise da carga interna de treinamento será utilizado o método de impulso de treinamento (TRIMP) utilizando a PSE e a FC, além da utilização da média semanal de rMSSD e o coeficiente de variação intra-individual semanal do rMSSD, e serão calculadas as inferências baseadas em magnitudes. Além disso, será utilizada também a correlação de Pearson ou Sperman de acordo com a normalidade para verificar correlação entre as ferramentas de monitorização do treinamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVINA, ALLYSIE P. S.; SILVA, NATALIA M.; BIRAL, TAISE M.; LEMOS, LEONARDO K.; JUNIOR, EDUARDO PIZZO; PASTRE, CARLOS M.; VANDERLEI, LUIZ C. M.; VANDERLEI, FRANCIELE M.. Effects of 12-week Pilates training program on cardiac autonomic modulation: a randomized controlled clinical trial. JOURNAL OF COMPARATIVE EFFECTIVENESS RESEARCH, . (20/01560-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.