Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos cenários de faltas de alta impedância em sistemas de distribuição com a presença de geração distribuída

Processo: 19/27329-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:José Carlos de Melo Vieira Júnior
Beneficiário:Marco Antônio Sartorato Nozela
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas elétricos   Geração distribuída   Distribuição de energia elétrica   Proteção de sistemas elétricos   Impedância elétrica   Distribuição de frequência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao de energia eletrica | Falta de Alta Impedância | Geração distribuída | Proteção de sistemas de distribuição de energia

Resumo

O estudo envolvendo as Faltas de Alta Impedância (FAI) em sistemas de distribuição atrai o interesse de empresas e pesquisadores em todo o mundo. As FAI podem conferir danos aos equipamentos da rede elétrica de média tensão e riscos às pessoas e animais, o que motiva a busca de novas técnicas e dispositivos de proteção. O comportamento aleatório e a pequena magnitude das formas de onda das correntes de FAI dificultam sua identificação pelos métodos tradicionais de proteção, e por isso não há uma solução totalmente eficiente para a detecção. Para que este tipo de falta aconteça, é necessário que haja uma sucessão de eventos no sistema elétrico. FAI podem acontecer a partir do rompimento de um condutor energizado e posterior toque ao solo por cada um dos lados do condutor, quer seja concomitantemente ou não. Nesse sentido, pretende-se contribuir neste tema realizando a caracterização de FAI decorridas dos três tipos de toques do condutor ao solo supracitados, considerando um sistema com e sem a presença de Geração Distribuída (GD). Para isso, serão registrados os sinais de tensão e de corrente nas três fases e no neutro do transformador da subestação de sistemas. Assim, será empregado o cálculo da Transformada de Stockwell (TS) dessas grandezas, com o intuito de caracterizar a FAI por meio do comportamento dos sinais associados no domínio da frequência e do tempo. Deste modo, visa-se contribuir no avanço do estudo deste tipo de falta e no desenvolvimento de relés de proteção aplicados a sistemas elétricos de distribuição. É importante salientar que o método proposto se baseará em estudos já desenvolvidos pelo grupo de pesquisa do proponente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOZELA, MARCO A. S.; LOPES, GABRIELA N.; TRONDOLI, LUIZ H. P. C.; VIEIRA, JOSE CARLOS M.; IEEE. Analysis of Source and Load-side High Impedance Faults Using Stockwell Transform. 2021 WORKSHOP ON COMMUNICATION NETWORKS AND POWER SYSTEMS (WCNPS), v. N/A, p. 6-pg., . (19/27329-9, 20/06935-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.