Busca avançada
Ano de início
Entree

Genômica, transcriptômica e metagenômica em populações de abelhas nativas sem ferrão visando a busca de genes de detoxificação

Processo: 18/24245-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2020
Vigência (Término): 31 de outubro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Maria Imaculada Zucchi
Beneficiário:Patricia Azevedo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/21097-3 - Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável, AP.TEM
Assunto(s):Ecotoxicologia   Genômica   Transcriptômica   Metagenômica   Abelhas-sem-ferrão   Melipona scutellaris   Expressão gênica   Xenobiótico

Resumo

O drástico declínio de abelhas, sejam elas nativas ou exóticas, é uma ameaça iminente aos serviços ecossistêmicos de polinização e, consequentemente à segurança alimentar mundial e a preservação e conservação dos recursos naturais. Diversos fatores têm sido associados a esse declínio, dentre eles destaca-se o uso de inseticidas já que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Sendo assim, o presente trabalho se propõe a montar um draft do genoma e o transcriptoma da abelha nativa sem ferrão Melipona scutellaris a fim de estudar a expressão gênica de proteínas ligadas a detoxificação desses insetos submetidos à xenobióticos. Além disso, busca-se identificar e avaliar o perfil microbiano intestinal desses insetos relacionando a ingestão de ingredientes ativos presentes nos xenobióticos com a mortalidade da comunidade microbiana. Para isso o draft do genoma será montado utilizando-se a técnica 10x Genomics, a qual melhora a capacidade de formar conjuntos de sequências muito grandes a fim de facilitar a montagem do transcriptoma de abelhas submetidas a doses subletais do inseticida imidacloprido utilizando-se a plataforma de sequenciamento de nova geração, a qual também fornece um sequenciamento de alto rendimento. Além disso, busca-se avaliar o microbioma intestinal dos indivíduos submetidos as doses subletais de inseticidas através do metagenoma que também será obtido utilizando-se plataforma de sequenciamento de nova geração. Tais análises buscam elucidar alguns mecanismos de resposta aos agrotóxicos para que novas estratégias de conservação e manejo de espécies nativas sejam repensadas frente aos resultados encontrados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUTOLO, N. P.; AZEVEDO, P.; ALENCAR, L. D.; MALASPINA, O.; NOCELLI, R. C. F. Impact of low temperatures on the immune system of honeybees. Journal of Thermal Biology, v. 101, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.