Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação estrutural da ativação da SUMOlação no parasita da malária humana Plasmodium falciparum

Processo: 19/26771-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 10 de junho de 2020
Vigência (Término): 09 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Carsten Wrenger
Beneficiário:Daffiny Sumam de Oliveira
Supervisor: Christian Jochen Betzel
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universität Hamburg (UHH), Alemanha  
Vinculado à bolsa:18/10150-3 - Observação e análise da SUMOlação das proteínas do Plasmodium falciparum durante estresse oxidativo, BP.IC
Assunto(s):Processamento de proteína pós-traducional   Ciclo celular   Proteínas modificadoras pequenas relacionadas à ubiquitina   Ubiquitinas   Análise estrutural   Malária   Plasmodium falciparum
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crystal structures | malária | Sumo | Protein modification

Resumo

As modificações pós-traducionais de proteínas pela ubiquitina (Ub) e ubiquitin-like modifiers (Ubls) serve como um mecanismo regulatório essencial para processos celulares fundamentais, como progressão do ciclo celular, reparo de danos ao DNA, transporte núcleo citoplasmático, transcrição e remodelação da cromatina. A modificação de proteínas por small ubiquitin-like modifiers (SUMOs) é mediada pela conjugação dos respectivos Ub/Ubls para direcionar proteínas, através das interações sequenciais e atividades de cascatas paralelas de enzimas que estão estrutural e mecanicamente relacionadas. As enzimas E1 iniciam cascatas de conjugação SUMO catalisando a ativação dependente de adenosina trifosfato (ATP) e transferindo a SUMO para sítio de conjugação cognato da enzima E2, que então funciona com uma matriz de ligases E3 para catalisar a formação de uma ligação isopeptídica na qual a SUMO se liga às proteínas alvo. A SUMO E1 é um heterodímero modular de múltiplos domínios de ~ 110 kDa, composto pelas subunidades 1 da enzima de ativação da SUMO (Sae1) e 2 (Sae2) que abrigam duas atividades catalíticas necessárias para a ativação do SUMO. Dentro desta proposta, gostaríamos de esclarecer o processo de ativação da SUMO do parasita da malária humana Plasmodium falciparum por análise estrutural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUMAM DE OLIVEIRA, DAFFINY; KRONENBERGER, THALES; PALMISANO, GIUSEPPE; WRENGER, CARSTEN; DE SOUZA, EDMARCIA ELISA. Targeting SUMOylation in Plasmodium as a Potential Target for Malaria Therapy. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 11, . (18/10150-3, 20/04923-0, 19/26771-0, 20/12277-0, 17/03966-4, 18/18257-1, 18/15549-1, 15/26722-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.