Bolsa 20/03408-4 - Algoritmos evolutivos, Otimização combinatória - BV FAPESP
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Uma meta-heurística híbrida aplicada a variantes do problema do caixeiro viajante multiproduto com prioridades

Processo: 20/03408-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2020
Data de Término da vigência: 31 de março de 2022
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Antônio Augusto Chaves
Beneficiário:Bárbara Lessa Vianna
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/15417-8 - Desenvolvimento de uma meta-heurística híbrida com fluxo de controle e parâmetros adaptativos, AP.JP2
Assunto(s):Algoritmos evolutivos   Otimização combinatória   Meta-heurística   Problema do caixeiro viajante (PCV)   Entrega ao cliente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritmos Evolutivos | Metaheurísticas | Roteamento | Otimização Combinatória

Resumo

Nesta proposta, abordaremos variantes do Problema do Caixeiro Viajante Multiproduto com Prioridades (PCVMP). O PCVMP consiste em determinar uma rota de entrega de mercadorias considerando critérios do cliente e do vendedor. O objetivo é minimizar os custos totais e, ao mesmo tempo, satisfazer as preferências dos clientes, maximizando as prioridades em relação à ordem de atendimento. Características como múltiplos depósitos, janelas de tempo e veículos com capacidade serão incorporadas no modelo matemático da literatura, bem como em métodos heurísticos, com o intuito de se obter abordagens de solução que sejam viáveis na prática. Estes métodos serão baseados na metaheurística Adaptive Biased Random-key Genetic Algorithm (A-BRKGA), que possui um processo de configuração on-line do fluxo de controle e dos valores dos parâmetros do método. Os modelos e métodos propostos serão implementados computacionalmente e validados por meio de experimentos computacionais usando dados disponíveis na literatura e dados reais, de preferência também com informações sobre trânsito. Assim, espera-se contribuir com a literatura da área, pela proposta de novos modelos e metaheurísticas para variantes práticas do PCVMP. (AU)

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