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Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas

Processo: 20/02204-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Gislene Sena de Moraes Marata
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/05068-9 - Colaboração universidade-escola pública na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas, AP.EP
Assunto(s):Educação especial   Gestão democrática da educação   Qualidade da educação   Inclusão escolar   Diversidade   Parceria colaborativa universidade-escola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade | Educação Especial | Gestão Democrática | inclusão escolar | Qualidade do Ensino | Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva

Resumo

Escola inclusiva é aquela que acolhe a diversidade e promove o desenvolvimento respeitando as peculiaridades de cada um. O objetivo geral deste projeto é implementar parceria colaborativa, por meio de assessoria colaborativa, entre universidade e escolas públicas de educação básica com vistas a ampliar/promover políticas, práticas e culturas mais inclusivas. Os objetivos específicos são: a) Realizar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento de crianças e adolescentes público alvo da educação especial em suas dimensões biológica, social, afetiva e cognitiva, visando à superação das desigualdades por meio de uma cultura inclusiva; b) Desenvolver a formação de alunos(as) público alvo da educação especial e professores(as) por meio da orientação de atividades didático-pedagógicas que promovam o desenvolvimento da autonomia; c) Auxiliar na elaboração, adaptação e avaliação de estratégias didático-pedagógicas com uso de materiais pedagógicos e ferramentas tecnológicas; d) Colaborar no planejamento do projeto político pedagógico democrático que contemple uma visão política, prática e social mais inclusiva; e) Viabilizar ações que favoreçam a análise, avaliação e estabelecimento de metas visando a melhoria da aprendizagem e desempenho escolar; f) Viabilizar ações que favoreçam a melhoria do clima escolar e das relações interpessoais a partir de um diagnóstico já realizado, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva; g) Avaliar a parceria colaborativa no desenvolvimento de currículos e práticas mais inclusivas. A metodologia envolve a pesquisa-ação em uma parceria colaborativa entre universidade e quatro escolas públicas, e os participantes compõem-se das comunidades escolares (funcionários, alunos e familiares) do Ensino Fundamental e Médio. Esta proposta tem como piloto o estudo "Implementação e avaliação de um programa de formação continuada por meio da consultoria colaborativa em uma escola pública" desenvolvido entre 2010 e 2012, que subsidiou o estudo "Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos Público Alvo da Educação Especial em escolas públicas da Comarca de Bauru" solicitada pelo Ministério Público da cidade e desenvolvido entre 2016 e 2018.

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