Busca avançada
Ano de início
Entree

Osciladores generalizados de Kuramoto com forças externas

Processo: 19/24068-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2020
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Beneficiário:Ana Elisa Dellamatrice Barioni
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01343-7 - ICTP Instituto Sul-Americano para Física Fundamental: um centro regional para física teórica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):21/09345-7 - Sincronização de osciladores generalizados de Kuramoto, BE.EP.MS
Assunto(s):Mecânica estatística   Sincronização   Transição de fase   Modelo de Kuramoto

Resumo

O modelo de Kuramoto é um paradigma no estudo de sincronização. Na sua versão original o modelo consiste de um conjunto de osciladores com frequências naturais distintas que, quando acoplados de forma conveniente, passam a oscilar em sincronia. Recentemente o modelo foi generalizado para descrever osciladores em mais dimensões e mostrou-se que, contrariamente ao modelo original, a transição da fase desordenada para a sincronizada é de primeira ordem em dimensões ímpares. Nesse projeto vamos estudar o sistema de Kuramoto tri-dimensional sujeito a uma força externa periódica no tempo. A motivação para o trabalho é o estudo da resposta de redes neuronais a estímulos externos. O problema de Kuramoto forçado foi resolvido em duas dimensões (modelo original) e mostrou várias bifurcações entre fases distintas no espaço de parâmetros. Queremos estender o cálculo para 3D e compreender o papel da transição de primeira ordem na dinâmica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARIONI, ANA ELISA D.; DE AGUIAR, MARCUS A. M. Ott-Antonsen ansatz for the D-dimensional Kuramoto model: A constructive approach. Chaos, v. 31, n. 11 NOV 2021. Citações Web of Science: 0.
BARIONI, ANA ELISA D.; DE AGUIAR, MARCUS A. M. Complexity reduction in the 3D Kuramoto model. CHAOS SOLITONS & FRACTALS, v. 149, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.