Busca avançada
Ano de início
Entree

Think Healthcare - Sistema de Realidade Virtual e Aumentada Síncrono e Multiusuário para uso em Psicologia e Psiquiatria.

Processo: 19/23443-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Keila Keiko Matsumura Kayatt
Beneficiário:Rafael de Camargo
CNAE: Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Vinculado ao auxílio:18/14621-0 - Think healthcare - sistema de realidade virtual e aumentada síncrono e multiusuário para uso em Psicologia e Psiquiatria, AP.PIPE
Assunto(s):Psicologia   Realidade virtual   Psiquiatria   Realidade aumentada   Saúde

Resumo

Motivados pela finalização bem-sucedida do processo PIPE Fapesp Fase 1 (nº 2015/08694-7), a pesquisadora responsável e equipe submetem o presente projeto de pesquisa, visando incorporar a tecnologia validada anteriormente a um produto que atenda ao mercado de saúde, por apresentar maior relevância para economia nacional, maior escalabilidade (nacional e internacional) e rentabilidade a curto prazo. No Brasil, entre 2009 e 2015 quase 97 mil pessoas foram aposentadas por invalidez em razão de transtornos mentais e comportamentais. Ao todo, esses novos benefícios apresentam uma conta de R$113,3 milhões anuais ao cofre público. Tal situação evidencia a necessidade de colocar tais transtornos no topo da lista de preocupações para políticas públicas e de empresas [1]. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta atualmente 5% da população mundial, representando um crescimento de 18,4% em 10 anos, de 2005 a 2015. Ainda de acordo com a OMS, o número de pessoas afetadas só tende a crescer, fazendo com que essa doença se torne a segunda maior preocupação em termos de saúde pública no planeta [2]. Apesar dessa situação alarmante, nem o mercado nacional e nem mesmo o internacional oferecem uma solução estabelecida e acessível para tratamento de transtornos mentais e comportamentais utilizando Realidade Virtual e Aumentada, ainda que se trate de um produto desejado por todos os profissionais (psicólogos e psiquiatras) contatados durante a elaboração deste projeto. As tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada são capazes de simular muitos dos estímulos indutores de ansiedade, e é uma maneira segura, controlável e eficaz de conduzir vários tipos de terapias cognitivo-comportamental (CBT) e de terapias de exposição (ET) [3]. Dado o barateamento dos equipamentos e o avanço legislativo para o atendimento psicológico remoto, uma plataforma online de realidade virtual e aumentada voltada para o tratamento de transtornos mentais e comportamentais utilizando equipamentos acessíveis pode ser empregada para atingir profissionais carentes por tal solução. O objetivo do presente projeto é, portanto, criar uma plataforma online de Realidade Virtual e Aumentada capaz de fornecer uma gama de experiências para o tratamento de transtornos mentais e comportamentais, como: Aviofobia, Acrofobia, Zoofobia, Amaxofobia, Fobia social, Ansiedade e Depressão. A plataforma será modular para que novos tratamentos sejam inseridos no sistema de forma fácil e rápida, assim como a tradução do sistema para outros idiomas além do português brasileiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)