Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do receptor P2X7 na resposta de células T CD4 parenquimais e intravasculares em modelo de Tuberculose Experimental Grave

Processo: 19/24700-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Regina D'Império Lima
Beneficiário:Igor Santiago de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/20432-8 - Intervenção em vias de sinalização associadas ao reconhecimento de dano celular visando reduzir a patologia das formas graves de malária e tuberculose, AP.TEM
Assunto(s):Receptores purinérgicos P2X7   Antígenos CD4   Tuberculose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atp | Células T CD4+ | dano | P2X7 | Tuberulose | Imunologia

Resumo

A Tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública agravada pelo aparecimento de cepas de Mycobacterium tuberculosis (Mtb) Multidroga-Resistentes (MDR-TB). O atraso no início do tratamento, a alta virulência da cepa infectante e a suscetibilidade do indivíduo à Tuberculose contribuem para a severidade da doença, que está associada frequentemente a uma resposta inflamatória deletéria, conduzindo à necrose pulmonar. A infecção dos macrófagos pulmonares pelos bacilos e a proliferação descontrolada desses no interior das células causam a morte necrótica. Os bacilos liberados podem infectar novas células e, assim, iniciar um novo ciclo de replicação. Além da disseminação do Mtb, ocorre a liberação de DAMPs (Damage-Associated Molecular Patterns). O ATP liberado pelas células moribundas é um sinal de perigo que leva a uma resposta pró-inflamatória, enquanto a adenosina, o produto de degradação do ATP pelas ecto-nucleotidases CD39 e CD73, é imunossupressora. O ATP extracelular pode ser reconhecido por receptores purinérgicos expressos nas células imunes. Pouco se conhece sobre a participação da sinalização através de receptores purinérgicos na resposta imune e na patogênese da Tuberculose. Recentemente, mostramos que a sinalização do receptor purinérgico P2X7 pelo ATP contribui para o desenvolvimento de formas graves da doença decorrentes da infecção com cepas hipervirulentas. No entanto, ainda não está claro se o receptor P2X7 afeta a resposta de células T CD4+ durante a Tuberculose. Portanto, no presente projeto, busca-se avaliar o papel do receptor P2X7 na ativação, diferenciação e migração de células T CD4+ parenquimais e intravasculares durante a Tuberculose causada por cepa micobacteriana hipervirulenta. Entendemos que o estudo do receptor pode contribuir para a compreensão da resposta imune contra a Tuberculose, assim como abrir caminhos para novas abordagens terapêuticas utilizando inibidores desses receptores como auxílio no tratamento da Tuberculose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTIAGO-CARVALHO, IGOR; DE ALMEIDA-SANTOS, GISLANE; BARBOSA BOMFIM, CAIO CESAR; DE SOUZA, PAULA CAROLINA; SANTOS E SILVA, JUAN CARLO; SILVA DE MELO, BRUNO MARCEL; AMARAL, EDUARDO PINHEIRO; PINHEIRO CIONE, MARCOS VINICIOS; LASUNSKAIA, ELENA; HIRATA, MARIO HIROYUKI; et al. P2x7 Receptor Signaling Blockade Reduces Lung Inflammation and Necrosis During Severe Experimental Tuberculosis. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 11, . (19/24700-8, 19/27139-5, 20/09043-8, 17/11030-9, 15/20432-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Igor Santiago de. Estudo do receptor P2RX7 no estabelecimento de células T CD4+ residentes no pulmão em resposta a infecções locais. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.