Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia

Processo: 20/01011-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Chantal Victória Medaets
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia, AP.JP
Assunto(s):Ação afirmativa   Ensino superior   Aprendizagem   Etnografia   Indígenas

Resumo

O objetivo deste projeto é de realizar um conjunto articulado de etnografias junto a estudantes indígenas inscritos em cursos regulares na Unicamp e na UFSCar e, ao mesmo tempo, criar a linha de pesquisa "Antropologia de Processos Educativos" na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. As políticas de ações afirmativas para o ensino superior brasileiras estão entre as mais ambiciosas do mundo. São, no entanto, poucos diante do volume total da produção científica sobre o tema, os trabalhos que retratam a experiência e o ponto de vista dos estudantes numa perspectiva qualitativa. As poucas pesquisas com esse viés foram realizadas fora do estado de São Paulo. Este projeto contribui para preencher essa lacuna, interessando-se pela experiência de estudantes indígenas em duas universidades paulistas com históricos diferentes nessa questão e abrindo diálogo com pesquisadores indígenas. A etnografia como abordagem metodológica será utilizada no estudo e também colocada em destaque em diferentes ações do projeto, que discutirão as especificidades de seu emprego no campo da Educação. O intuito é constituir na FE/Unicamp um grupo de pesquisa de referência em Antropologia da Educação, tanto pelo interesse por populações indígenas quanto pelas discussões sobre a etnografia como abordagem metodológica. Para além de seu interesse acadêmico, os resultados da pesquisa fornecerão subsídios fundamentais para o desenvolvimento de ações que permitam uma inclusão bem sucedida de estudantes indígenas em universidades públicas, num momento em que esse desafio se impõe no cenário brasileiro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)