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Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia

Processo: 20/01011-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 02 de julho de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Chantal Victória Medaets
Beneficiário:Chantal Victória Medaets
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/25259-0 - Estudantes indígenas na UNICAMP e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia, AP.JP
Assunto(s):Etnografia   Índios   Ação afirmativa   Ensino superior   Aprendizagem   Estudantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | aprendizagem | Ensino Superior | Etnografia | Indígenas | Antropologia da Educação

Resumo

O objetivo deste projeto é de realizar um conjunto articulado de etnografias junto a estudantes indígenas inscritos em cursos regulares na Unicamp e na UFSCar e, ao mesmo tempo, criar a linha de pesquisa "Antropologia de Processos Educativos" na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. As políticas de ações afirmativas para o ensino superior brasileiras estão entre as mais ambiciosas do mundo. São, no entanto, poucos diante do volume total da produção científica sobre o tema, os trabalhos que retratam a experiência e o ponto de vista dos estudantes numa perspectiva qualitativa. As poucas pesquisas com esse viés foram realizadas fora do estado de São Paulo. Este projeto contribui para preencher essa lacuna, interessando-se pela experiência de estudantes indígenas em duas universidades paulistas com históricos diferentes nessa questão e abrindo diálogo com pesquisadores indígenas. A etnografia como abordagem metodológica será utilizada no estudo e também colocada em destaque em diferentes ações do projeto, que discutirão as especificidades de seu emprego no campo da Educação. O intuito é constituir na FE/Unicamp um grupo de pesquisa de referência em Antropologia da Educação, tanto pelo interesse por populações indígenas quanto pelas discussões sobre a etnografia como abordagem metodológica. Para além de seu interesse acadêmico, os resultados da pesquisa fornecerão subsídios fundamentais para o desenvolvimento de ações que permitam uma inclusão bem sucedida de estudantes indígenas em universidades públicas, num momento em que esse desafio se impõe no cenário brasileiro.

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