Busca avançada
Ano de início
Entree

Tendência e magnitude da mortalidade por Câncer no Brasil e sua relação com condições socioeconômicas e provisão de serviços de saúde

Processo: 19/08017-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:José Leopoldo Ferreira Antunes
Beneficiário:Alessandro Bigoni
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de saúde   Epidemiologia do câncer   Mortalidade   Classe social   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Epidemiologia do câncer | moralidade | Séries Temporais | Serviços de Saúde | Câncer e Sistemas de Saúde

Resumo

A Organização Mundial de Saúde estima 8,8 milhões óbitos devidos a neoplasias em 2015, totalizando 15% de todas as causas de morte do planeta. Entretanto, 70% destes óbitos ocorrem em regiões de baixa e média renda. Desigualdades na mortalidade por Câncer podem estar relacionadas aos determinantes socioeconômicos da incidência da doença, assim como à efetividade dos serviços de saúde. Objetivos: a) descrever a tendência e a magnitude da mortalidade por sete tipos de Câncer (pulmão, mama, pâncreas, útero, colo retal, próstata e cabeça e pescoço) nas 137 mesorregiões do Brasil; b) analisar a relação desses desfechos com indicadores socioeconômicos e de provisão de serviços de saúde. Métodos: dados de mortalidade serão levantados junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade, mantido pelo Ministério da Saúde, com estratificação por sexo, idade, ano (1996-2015), local de residência e causa básica. Dados de população serão informados pelos recenseamentos gerais realizados em 1991, 2000 e 2010, com estimativas para os anos intercensitários fornecidas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A mortalidade será calculada com ajuste por sexo e idade pelo método direto e tomando o padrão de população proposto pela Organização Mundial de Saúde. A tendência da mortalidade será estimada por meio da regressão de Prais-Winsten. A análise de distribuição da mortalidade nas 137 mesorregiões utilizará modelos de regressão generalizada, com ajuste para auto correlação espacial. Resultados esperados: diferentes fatores podem influenciar a mortalidade por Câncer. Compreender como esses fatores se inter-relacionam auxilia a criação de políticas públicas de saúde que visam diminuir a carga de doença na população. É esperado que piores condições socioeconômicas de uma região sejam associadas inversamente com a mortalidade e que regiões com maiores provisões per capita do sistema de saúde demonstrem menor magnitude e tendência decrescente da mortalidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRO BIGONI; AMANDA RAMOS DA CUNHA; JOSÉ LEOPOLDO FERREIRA ANTUNES. Redistributing deaths by ill-defined and unspecified causes on cancer mortality in Brazil. Revista de Saúde Pública, v. 55, . (19/08017-6)
BIGONI, ALESSANDRO; DA CUNHA, AMANDA RAMOS; FERREIRA ANTUNES, JOSE LEOPOLDO. edistributing deaths by ill-defined and unspecified causes on cancer mortality in Brazi. Revista de Saúde Pública, v. 55, . (19/08017-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIGONI, Alessandro. Tendência e magnitude da mortalidade por câncer no Brasil e sua relação com condições socioeconômicas e provisão de serviços de saúde. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.