Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de sistemas FLOCpônicos com múltiplos compartimentos: balanços de água, energia e nutrientes

Processo: 19/21315-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 28 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 27 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Maria Célia Portella
Beneficiário:Sara Mello Pinho
Supervisor no Exterior: Karel J Keesman
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa: Wageningen University & Research, Holanda  
Vinculado à bolsa:18/13235-0 - Inovações tecnológicas para a utilização do sistema de bioflocos na aquaponia desacoplada, BP.DR
Assunto(s):Aquaponia

Resumo

Investimentos em tecnologias sustentáveis de produção de alimentos que consomem menos água, nutrientes e energia são necessários para atender à crescente demanda por alimentos. A integração da tecnologia de bioflocos com a produção de plantas em sistema FLOCpônico desacoplado (DFP) é uma alternativa para isto. Modelos matemáticos são excelentes ferramentas para demonstrar a real eficiência e entender a dinâmica do uso de recursos naturais desse sistema. Com base nessas premissas, o objetivo do presente projeto é avaliar a eficiência dos sistemas FLOCpônicos desacoplados com múltiplos compartimentos para a produção de alimentos. O projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira consistirá no desenvolvimento do referencial teórico e na análise de dados anteriores; a segunda etapa será experimental, nela será avaliado o uso de mineralizadores para produzir alface em sistema com três compartimentos e utilizando os efluentes da produção de tilápias no DFP; e, a terceira etapa será composta por um modelo teórico baseado nos resultados dos experimentos anteriores. Pela modelagem matemática, será descrita e entendida a dinâmica do sistema usando os balanços de materiais e energia da produção de tilápia e alface no DFP. Em síntese, este projeto prevê um entendimento completo da eficiência do uso de recursos pelo sistema inovador proposto, desenvolvido no Centro de Aquicultura (Brasil), como parte da tese de doutorado. Os resultados serão divulgados em publicações científicas e resultarão na obtenção de um diploma duplo pela beneficiária (Unesp e Wageningen University).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAVID, LUIZ H.; PINHO, SARA M.; KEESMAN, KAREL J.; GARCIA, FABIANA. Assessing the sustainability of tilapia farming in biofloc-based culture using emergy synthesis. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 131, NOV 2021. Citações Web of Science: 0.
PINHO, SARA M.; DE LIMA, JESSICA P.; DAVID, LUIZ H.; EMERENCIANO, MAURICIO G. C.; GODDEK, SIMON; VERDEGEM, MARC C. J.; KEESMAN, KAREL J.; PORTELLA, MARIA CELIA. FLOCponics: The integration of biofloc technology with plant production. Reviews in Aquaculture, SEP 2021. Citações Web of Science: 0.
PINHO, SARA M.; DAVID, LUIZ H.; GARCIA, FABIANA; KEESMAN, KAREL J.; PORTELLA, MARIA CELIA; GODDEK, SIMON. South American fish species suitable for aquaponics: a review. AQUACULTURE INTERNATIONAL, v. 29, n. 4, p. 1427-1449, AUG 2021. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.