Busca avançada
Ano de início
Entree

Inserção urbana: o Programa Minha Casa Minha Vida e seus impactos na reconfiguração socioespacial em Guarulhos - SP

Processo: 19/20396-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Silvana Aparecida Alves
Beneficiário:Natália Gasques Rocha Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Política habitacional   Políticas públicas   Programas sociais   Planejamento territorial urbano   Guarulhos (SP)

Resumo

No contexto de crescimento e expansão da cidade de São Paulo, Guarulhos começa a apresentar um grande aumento populacional e espraiamento de sua ocupação territorial, principalmente ao longo das rodovias. Dentro desse crescimento exponencial de sua população, o déficit habitacional se tornou uma questão até hoje mal resolvida, em quantidade de unidades habitacionais e inserção urbana. O Programa Minha Casa Minha Vida representou um importante avanço nas políticas habitacionais, apesar de suas problemáticas. A pesquisa busca analisar como esse programa se estruturou na cidade de Guarulhos em relação à implantação dos conjuntos na malha urbana. Em uma das etapas será feita a análise qualitativa da inserção urbana do conjunto habitacional "Água Chata", localizado em Guarulhos (SP), como Estudo de Caso para investigar a forma com que o município tratou a questão. Para embasar essas análises, também serão realizadas pesquisas do tipo Exploratória, Bibliográfica, Documental e Descritiva, cada uma em sua respectiva etapa, para entender o panorama geral das políticas habitacionais do município. Entre os documentos estudados estão inclusos principalmente o Estatuto da Cidade (2001), o Plano Diretor (2004), e o Plano Local de Habitação de Interesse Social (2011). Ao fim, é esperado alcançar respostas para as perguntas de pesquisa e atingir os objetivos pré-determinados, de modo que se atinja a avaliação das ações políticas e a avaliação da inserção do conjunto habitacional na malha urbana de Guarulhos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)