Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da subpopulação de macrófagos com deleção de PPARgamma em modelo de câncer de mama e a influência do treinamento aeróbio moderado

Processo: 19/09679-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:José Cesar Rosa Neto
Beneficiário:Loreana Sanches Silveira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/05264-7 - Metabolismo celular, microbiota e sistema imune: novos paradigmas na fisiopatologia das doenças renais, AP.TEM
Assunto(s):Neoplasias   Macrófagos   Exercício físico   Sistema imune   Fatores de transcrição

Resumo

As células tumorais possuem características de proliferação exagerada, angiogênese, crescimento, invasão e metástase e até mesmo resistência à morte. Assim como muitas outras doenças o câncer envolve fatores de risco genéticos e ambientais. Alimentação não saudável, baixo nível de atividade física, consumo de bebidas alcoólicas, exposição à radiação e tabagismo estão entre os principais fatores causadores da doença relacionados ao ambiente. Com base no papel protetor do exercício muitos trabalhos têm surgido na tentativa de explicar mecanismos chave da interação com o tumor. Em alguns tipos de cânceres já se hipotetiza que o PPAR³ possui funções anti-tumorigênicas, inclusive em câncer de mama. Com isso o objetivo do estudo é avaliar o efeito do exercício físico moderado sobre a subpopulação de macrófagos com deleção do PPAR³ associados ao tumor de mama triplo negativo induzido em camundongos. Para isso camundongos fêmea com deleção de PPAR³ em células mieloides serão induzidas ao câncer de mama e submetidas a um protocolo de treino moderado (60% da velocidade máxima) por quatro semanas. Serão avaliadas as subpopulações de macrófagos infiltrados no tumor entre os grupos exercitado e sedentário e as expressões gênica e proteica no tumor de fatores relacionados ao metabolismo tumoral, ciclo celular, apoptose e inflamação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NETO, JOSE CESAR ROSA; CALDER, PHILIP C.; CURI, RUI; NEWSHOLME, PHILIP; SETHI, JASWINDER K.; SILVEIRA, LOREANA S. The Immunometabolic Roles of Various Fatty Acids in Macrophages and Lymphocytes. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 22, n. 16 AUG 2021. Citações Web of Science: 0.
ROSA-NETO, JOSE CESAR; SILVEIRA, LOREANA SANCHES. Endurance Exercise Mitigates Immunometabolic Adipose Tissue Disturbances in Cancer and Obesity. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 24 DEC 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.