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O discurso sobre a prática de escrita de gêneros literários "dentro" e "fora" da escola: uma análise dialógica

Processo: 19/22393-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 17 de maio de 2020
Vigência (Término): 16 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Marina Célia Mendonça
Beneficiário:Marina Totina de Almeida Lara
Supervisor no Exterior: Maria Luisa Alvares Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Vinculado à bolsa:17/25868-4 - O discurso sobre prática de escrita de gêneros literários "dentro" e "fora" da escola: uma análise dialógica, BP.DR
Assunto(s):Gêneros do discurso

Resumo

A presente pesquisa de doutorado tem como embasamento teórico-metodológico os estudos de Bakhtin e o Círculo e insere-se na Análise Dialógica do Discurso. A centralidade da proposta é a questão de produção escrita de gêneros literários "dentro" e "fora" da escola. Para isso, propomos uma discussão sobre o processo de escolarização da escrita de gêneros literários em ambiente escolar (incluindo, neste "grupo", propostas de produção de gêneros literários de livros didáticos destinados ao Ensino Médio - público e particular -, propostas de produção desses gêneros em provas de exames vestibulares e as respectivas expectativas das bancas) e sobre comentários de produções literárias na Internet, em sites de Fanfics. Interessa-nos investigar como acontece esta escolarização no caso da produção escrita de gêneros literários na escola e fora dela, na Internet. Nesse sentido, propomos recompor, a partir das análises, um imaginário sobre como deve ser produzido um texto literário nestes espaços e sobre os valores do campo artístico sobre o que é literário ou não. Nesta proposta de projeto de pesquisa para o exterior, o objetivo é complementar nossos estudos sobre escolarização da escrita de gêneros literários e sobre o diálogo entre os campos de atividade didático-pedagógico e artístico para ampliar nossa compreensão acerca do processo de produção da escrita literária na escola. Com isso, objetivamos expandir as discussões acerca dos letramentos literários, as quais ainda são relativamente restritas, no Brasil.

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