Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia de sistemas aplicada a análise transcriptômica de doenças inflamatórias

Processo: 19/22579-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Helder Takashi Imoto Nakaya
Beneficiário:Antonio Edson Rocha Oliveira
Instituição-sede: Centro de Inovação da USP (INOVA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Biologia de sistemas   Transcriptômica   Doenças inflamatórias

Resumo

As doenças inflamatórias (infecciosas, auto imunes e relacionadas ao sistema cardiovascular) constituem um grupo complexo e heterogêneo de doenças que incluem uma vasta gama de distúrbios e condições caracterizadas pela inflamação. Atualmente, os tratamentos disponíveis para estas doenças são limitados e por vezes ineficazes, necessitando ainda vários estudos dos mecanismos envolvidos e identificação de novos alvos terapêuticos para o seu tratamento. A biologia de sistemas, que abrange o estudo das interações e comportamento entre os componentes biológicos, incluindo moléculas, células, órgãos e organismos, visto como um todo e sob diferentes alterações, surge como uma possível solução para este problema. A aplicação da biologia de sistema no estudo de doenças inflamatórias nos permite descobrir novos biomarcadores de doenças, separar os pacientes com base em seus perfis genéticos exclusivos e direcioná-los para o uso de medicamentos e tratamentos com uma maior eficácia. Para isto, o uso de técnicas avançadas que abrangem a análise do transcritoma de pacientes com diferentes doenças inflamatórias poderá fornecer hipóteses testáveis e descobrir novos alvos biológicos para o tratamento destas doenças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, VIVIANE CORREA; OLIVEIRA, ANTONIO EDSON ROCHA; CAMPOS, AUGUSTO CESAR BROILO; REIS-CUNHA, JOAO LUIS; BARTHOLOMEU, DANIELLA CASTANHEIRA; TEIXEIRA, SANTUZA MARIA RIBEIRO; LIMA, ANA PAULA C. A.; FERREIRA, RAFAELA SALGADO. The gene repertoire of the main cysteine protease of Trypanosoma cruzi, cruzipain, reveals four sub-types with distinct active sites. SCIENTIFIC REPORTS, v. 11, n. 1 SEP 14 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.