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Avaliação das competências socioemocionais em estudantes identificados com altas habilidades/superdotação e estudantes regulares

Processo: 19/20989-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 01 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Tatiana de Cássia Nakano
Beneficiário:Tatiana de Cássia Nakano
Pesquisador Anfitrião: Oliver John
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Assunto(s):Desenvolvimento emocional   Avaliação psicológica   Superdotados   Cognição social   Vulnerabilidade social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aspectos emocionais | não cognitivo | superdotação | avaliação psicológica

Resumo

O presente projeto se propõe a avaliar as competências socioemocionais dentro de uma população minoritária e ainda pouco explorada na realidade brasileira: os indivíduos que apresentam altas habilidades/superdotação (AH/S), baseado na constatação da predominância de investigações centradas na dimensão cognitiva desse fenômeno e na lacuna em relação aos estudos que tenham, como foco, a esfera emocional desses indivíduos, apontada como possível fonte de vulnerabilidades nessa população. Nesse sentido, o projeto tem, como objetivo, realizar a avaliação das competências socioemocionais dos estudantes identificados com AH/S buscando investigar a existência de traços de personalidade comuns nessa população, a existência de diferenças em relação às competências socioemocionais de acordo com a área em que o indivíduo apresenta alta habilidade, bem como comparar o perfil socioemocional entre estudantes identificados com AH/S e estudantes regulares. A amostra do estudo será composta por dois grupos: grupo 1 composto por 100 estudantes identificados com altas habilidades/superdotação, participantes de programas de atendimento e/ou salas de recursos, de ambos os gêneros e sem limitação de idade e grupo 2, composto por estudantes regulares, não identificados com AH/S, cuja escolaridade será pareada, na medida do possível, com aquela encontrada no grupo 1. Os participantes responderão ao Social and Emotional or Non-Cognitive Nationwide Assessment, composto por 54 itens a serem respondidos pelo aluno, dentro de uma escala Likert de 5 pontos. Os resultados são analisados em relação a cinco fatores e suas facetas: Abertura ao Novo, Autogestão, Engajamento com os outros, Amabilidade e Resiliência Emocional. (AU)

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