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Avaliação das principais intervenções psicossociais em adolescentes com uso abusivo de internet, uma revisão de literatura

Processo: 19/19972-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:André Luiz Monezi Andrade
Beneficiário:Gabriella di Girolamo Martins
Instituição-sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Mídia digital   Uso da internet   Transtorno de adição à internet   Fatores psicossociais   Revisão sistemática

Resumo

Atualmente, existem 4,4 bilhões de usuários de internet no mundo e o uso excessivo da rede pode causar prejuízos tanto de ordem física quanto emocional. Apesar da dependência de internet não estar incluída nos apêndices do DSM-V, existe diversos estudos correlacionando-a positivamente com o aumento de sintomas de depressão, ansiedade, agressividade, isolamento social, conflito parental e um menor nível de habilidade social. Portanto, a intervenção é importante para amparar esses usuários. Espera-se que esse estudo poderá fornecer aporte científico para auxiliar os profissionais interessados nessa área, revelando quais os principais métodos de tratamento Objetivo: Elaborar uma revisão sistemática sobre as principais intervenções psicossociais em adolescentes que fazem uso abusivo de internet, a partir de uma revisão de literatura. Método: A revisão será registrada no PROSPERO. A estratégia de pergunta de pesquisa será desenvolvida a partir do modelo PICO. A busca será realizada nas seguintes bases de dados: MEDLINE, PSYCNET, LILACS, PUBMED, EMBASE, CINAHL E SCIELO. Serão considerados artigos em Português, Inglês e Espanhol. Para a análise dos artigos, será utilizado o software Rayyan QCR e o auxílio de três juízes para revisar os artigos selecionados a princípio. A disposição dos artigos será feita a partir do acrônimo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), por fim, será utilizado o GRADE para avaliar os níveis de evidência e classifica a força da recomendação dos artigos. Espera-se encontrar diversas intervenções para adolescentes que fazem o uso excessivo das mídias digitais e que a mais utilizada seja a terapia cognitiva comportamental.

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