Busca avançada
Ano de início
Entree

Derivados de grafeno obtidos por esfoliação eletroquímica para utilização em nanocompósito sensível à pressão

Processo: 19/23359-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Emerson Sarmento Gonçalves
Beneficiário:Maria Eduarda Martins Duque
Instituição-sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Navegação aérea   Materiais compósitos   Grafenos   Polímeros (materiais)   Nanocompósitos   Eletroquímica   Metaloporfirinas

Resumo

O apelo principal deste projeto é aumentar a segurança da navegação aérea, por meio do desenvolvimento de compósitos de derivados de grafeno em tintas metalo porfirínicas, que serão utilizados como materiais sensoriais. Materiais poliméricos apresentam características ímpares que possibilitam inúmeras aplicações. Contudo, existem limitações para o uso destes materiais, como o fato de grande parte deles serem isolantes, dificultando a utilização em sensores. A fim de ampliar o uso da tinta metaloporfirinica UniFIB® UF:400-470, que é sensível a pressão e utilizada em estudos aerodinâmicos, propõe-se a adição de um derivado de grafeno para que este gere sinal elétrico motivado pela alteração de condução devido a adsorção/dessorção de oxigênio nos sítios platínicos que existem em moléculas platino fluoroporfirínicas da tinta. Desta forma, o compósito obtido poderá ser empregado em sistemas aeroespaciais redundantes. O grafeno e seus derivados estão em evidência em diversas áreas, e são capazes de auxiliar em propriedades mecânicas, ópticas e elétricas de compósitos. Isto posto, serão estudados os derivados de grafeno obtidos pelo Método Hummers e por Esfoliação Eletroquímica do Grafite, a fim de produzir compósitos homogêneos e satisfatoriamente condutivos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, CAMILA BRITO; MARTINS DUQUE, MARIA EDUARDA; FERREIRA, ANDERSON; DE ARRUDA, MILENA NAKAGAWA; DE LIMA ALMEIDA, DALVA ALVES; FONTANA, LUIS CESAR; MIYAKAWA, WALTER; GONCALVES, EMERSON SARMENTO. Poly-(fluoro isopropyl butyl methacrylate)/graphene-based sensitive oxygen nanocomposite: Electrical measurements and chemical interaction in variable pressure. MATERIALS TODAY COMMUNICATIONS, v. 25, . (19/23359-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.