Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da interação de HJURP-proteínas em linhagens de glioma submetidas a diferentes tipos de danos ao DNA

Processo: 19/24335-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 09 de março de 2020
Vigência (Término): 08 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Valeria Valente
Beneficiário:Rodrigo de Almeida
Supervisor no Exterior: Wolf-Dietrich Heyer
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Davis (UC Davis), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:17/15208-7 - Investigação das funções da HJURP na aquisição de capacidade de auto-renovação e proliferação das linhagens de glioblastoma, BP.DR
Assunto(s):Reparo do DNA   Proteômica   Dano ao DNA   Glioblastoma

Resumo

A proteína de reconhecimento da junção de Holliday (HJURP) é superexpressa em muitos tumores e também está correlacionada com mau prognóstico. A HJURP possui uma atividade bem descrita como chaperona deposição de CENP-A em centrômeros. Nosso grupo estuda a participação da HJURP no reparo do DNA de dupla fita (DSB) nas células de glioma. Observamos que a HJURP é recrutada para locais de dano no DNA, promovendo o relaxamento da cromatina e favorecendo a restauração da quebra de dupla fita induzidas por radiação principalmente pela via de recombinação homóloga. Além disso, a HJURP promove um aumento na proliferação de linhagens celulares de glioblastoma e favorece o reparo de lesões de DNA resultantes do estresse replicativo. Também encontramos uma forte correlação da expressão de HJURP com os índices proliferativos de amostras de tumores de banco de dados público e identificamos vários genes envolvidos no controle do ciclo celular, anemia de Fanconi e vias de recombinação homóloga, co-expressas com HJURP em astrocitomas. Esses dados sugerem a participação da HJURP no controle do estresse replicativo, estabilidade cromossômica e desenvolvimento do câncer. Portanto, neste projeto pretendemos realizar experimentos de imunoprecipitação, espectrometria de massa e análise bioinformática para investigar quais proteínas interagem com HJURP em diferentes contextos celulares: i) células normais e cancerígenas com expressão basal de HJURP e com indução exógena de HJURP, ii) células com dano no DNA induzido por radiação, iii) e células com dano induzido por drogas que mimetizam o estresse replicativo. A geração desses dados nos permitirá um progresso considerável no entendimento das novas funções do HJURP, ainda não descritas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SERAFIM, RODOLFO BORTOLOZO; DA SILVA, PATRICK; CARDOSO, CIBELE; DI CRISTOFARO, LUIS FERNANDO MACEDO; NETTO, RENATO PETITTO; DE ALMEIDA, RODRIGO; NAVEGANTE, GEOVANA; STORTI, CAMILA BALDIN; DE SOUSA, JULIANA FERREIRA; DE SOUZA, FELIPE CANTO; PANEPUCCI, RODRIGO; MOREIRA, CRISTIANO GALLINA; PENNA, LARISSA SIQUEIRA; SILVA, JR., WILSON ARAUJO; VALENTE, VALERIA. Expression Profiling of Glioblastoma Cell Lines Reveals Novel Extracellular Matrix-Receptor Genes Correlated With the Responsiveness of Glioma Patients to Ionizing Radiation. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 11, MAY 25 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.