Bolsa 19/17915-8 - Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem - BV FAPESP
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Percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na prevenção, avaliação e tratamento em lesão por pressão

Processo: 19/17915-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Fernanda Berchelli Girão
Beneficiário:Liandra Aparecida Cezario Rocha
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Estudantes de enfermagem   Ensino e aprendizagem   Lesão por pressão   Avaliação clínica   Avaliação em enfermagem   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação em enfermagem | Educação em enfermagem | Estudantes de enfermagem | Lesão por pressão | Simulação | Simulação Clínica

Resumo

Objetivo: Avaliar as percepções de estudantes de enfermagem sobre o uso da simulação clínica para o ensino e aprendizagem na prevenção, avaliação e o tratamento em Lesão por Pressão. Método: Estudo quase-experimental, quantitativo, descritivo e transversal que será desenvolvido no centro de simulação clínica de uma Universidade Pública Federal brasileira, localizada no interior do Estado de São Paulo. Será oferecido uma oficina aos estudantes de um curso de Graduação de Enfermagem que estiverem matriculados entre o 5 ao 9 semestre. Na etapa 1 ocorrerá o desenvolvimento e validação dos cenários clínicos simulados, o planejamento dos cenários será baseado na Taxonomia de Bloom e serão construídos conforme referencial e após validado por experts que serão incluídos de acordo com o referencial adaptado de Fehring, para a seleção destes será utilizada a técnica "bola de neve". Nessa fase de validação será utilizado a Técnica Delphi, no caso de ocorrer contribuições descritivas será realizado a análise de conteúdo e o cálculo do Índice de Validação de Conteúdo para aferir a concordância dos juízes quanto à representatividade de cada item. Na etapa 2 ocorrerá uma oficina com cenários simulados sobre a prevenção, avaliação e o tratamento em Lesão por Pressão, utilizando a simulação clínica e moulage. Ocorrerá a aplicação de um pré-teste para caracterização e avaliação do conhecimento com Pressure Ulcer Knowledge Test. Após, será realizado uma aula expositiva-dialogada e cenários clínicos simulados. Ao final da oficina será aplicado aos estudantes o pós teste de conhecimento e as escalas validadas Self-confidence Scale e a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas. Buscar-se-á sumarizar e organizar os dados obtidos através de análises estatísticas. (AU)

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