Busca avançada
Ano de início
Entree

Fisioterapia com o CPWalker para crianças com paralisia cerebral: correlatos neurofisiológicos

Processo: 19/18409-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 20 de janeiro de 2020
Vigência (Término): 19 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Gabriela Castellano
Beneficiário:Carlos Alberto Stefano Filho
Supervisor no Exterior: Eduardo Rocon de Lima
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/22116-9 - Investigação da Técnica de Treinamento por Neurofeedback Utilizando Ressonância Magnética, BP.DR
Assunto(s):Eletroencefalografia   Paralisia cerebral   Neurofísica

Resumo

O termo paralisia cerebral (PC) engloba um grupo de condições que se desenvolvem no início da infância, e que impõem diversas limitações à marcha, postura e às atividades motoras, de um modo geral. Na tentativa de melhorar a qualidade de vida de crianças com PC, um procedimento comum envolve cirurgia ortopédica seguida por fisioterapia voltada à reabilitação motora. Embora a PC seja essencialmente uma condição do sistema nervoso central (SNC), a maior parte das metodologias de fisioterapia costumam enfocar apenas o sistema nervoso periférico (SNP). Desta forma, uma abordagem que integre tanto o SNC quanto o SNP poderia resultar em melhor recuperação motora para essas crianças. Sendo assim, nosso objetivo principal com este projeto é avançar no entendimento dos mecanismos neuronais subjacentes envolvidos no controle motor voluntário de crianças submetidas à proposta fisioterapia integrando o SNC e o SNP. Esta integração é realizada através do CPWalker, uma plataforma robótica multimodal desenvolvida especificamente para esta finalidade. Um dos objetivos principais do projeto do CPWalker é validar e avaliar a viabilidade do uso da plataforma em um ambiente clínico; para isto, dados de cerca de 30 crianças com PC em situação pós-cirúrgica deverão ser coletados. Assim, o presente projeto deverá assistir na validação do CPWalker, e prevê análises dos dados de eletroencefalografia (EEG) coletados com a plataforma. Estas análises envolverão a extração de atributos relevantes à tarefa motora em questão e a investigação de padrões cerebrais relacionados às áreas corticais envolvidas nas tarefas de imagética e motora e controle motor intencional. Isto deverá possibilitar comparações entre o conjunto de dados coletado durante o desenvolvimento do projeto de doutorado principal, no país, que engloba 30 sujeitos sadios que participaram de um treinamento de imagética motora em três condições distintas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANO FILHO, CARLOS ALBERTO; IGNACIO SERRANO, JOSE; ATTUX, ROMIS; CASTELLANO, GABRIELA; ROCON, EDUARDO; DEL CASTILLO, MARIA DOLORES. Reorganization of Resting-State EEG Functional Connectivity Patterns in Children with Cerebral Palsy Following a Motor Imagery Virtual-Reality Intervention. APPLIED SCIENCES-BASEL, v. 11, n. 5 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.