Busca avançada
Ano de início
Entree

Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas: do espaço às filmagens - das filmagens ao espaço

Processo: 19/18902-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Beneficiário:Mônica Araújo da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/09258-4 - Lugar-escola e cinema: afetos e metamorfoses mútuas - do espaço às filmagens - das filmagens ao espaço, AP.EP
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Formação continuada do professor   Mapeamento geográfico   Lugar   Cinema   Escolas   Experimentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia | cinema | escola | experimentação | Fernand Deligny | lugar | Educação e cinema

Resumo

Situado no escopo geral das possibilidades e combates abertos pela lei 13006/14, esse é um projeto de acompanhamento das experiências com o cinema num lugar-escola, nesse caso, o lugar reúne duas escolas públicas de educação infantil situadas na periferia da cidade de Campinas. Essa é uma proposta de pesquisa cartográfica no encontro entre cinema e escola, entre um cinema (tomado como arte) que pretende entrar em devir cineclube e duas escolas que pretendem entrar em devir cinema... e cineclube. A pesquisa tem como "problema" mais geral as relações entre espaço e imagem em um contexto educativo e se configurará por acompanhar as variações mútuas no lugar-escola (espaço) e no cinema (imagem) a partir da chegada de um outro modo do cinema operar (através de dispositivos de criação) naquela comunidade escolar, outro modo do cinema produzir práticas e experiências educativas nos profissionais e nas crianças, os quais serão tomados em "condição autista", de falta de linguagem ao terem seus corpos acoplados a uma câmera, fazendo com que o acompanhamento se dê como um experimentar com Fernand Deligny, um localizar(se) (n)o terreno-lugar, fora do si mesmo. Desse acompanhamento emergirão cartografias dos afetos e dos trajetos, através de escrito e mapas realizados pelos pesquisadores da universidade e pelos seis profissionais das escolas que atuarão como pesquisadores, com diferentes funções e focos de pesquisa. Nesse sentido, é um projeto que busca realizar uma formação continuada de professores que não seja operada via capacitação, mas sim via criação de percursos diversos de (re)inventar-se professor nas proximidades do cinema.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)