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Gerenciamento de estações de recarga de veículos elétricos via índices de desempenho individualizado

Processo: 19/19282-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Walmir de Freitas Filho
Beneficiário:Gustavo Caetano Marçal
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/08645-9 - Pesquisas interdisciplinares em redes inteligentes de energia elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Sistemas de distribuição de energia elétrica   Veículos elétricos   Eletrificação   Impactos ambientais   Gases do efeito estufa   Desenvolvimento sustentável
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estação de recarga | Veículos Elétricos | Sistemas de distribuição de energia elétrica

Resumo

Em razão da crescente preocupação com impactos ambientais, discussões sobre emissão de gases de efeito estufa e desenvolvimento sustentável aumentaram. Nessas discussões, diversas soluções foram apresentadas a fim de diminuir tais emissões, sendo a eletrificação dos transportes uma delas. O resultado do investimento em larga escala na mobilidade elétrica pode ser mensurado pelo aumento contínuo do número de veículos elétricos ao longo da última década, com destaque para o ano de 2018 quando a frota ultrapassou 5,1 milhões de unidades. Concomitantemente, é crucial que existam investimentos na operação, manutenção e expansão da infraestrutura de recarga, pois estações de recarga demandam elevados valores de potência e energia, principalmente as instalações com pontos de recarga rápida, resultando em impactos técnicos e econômicos, tanto na rede elétrica da concessionária quanto na própria instalação do acessante. Nesse âmbito, este projeto de mestrado propõe caracterizar e analisar estações públicas de recarga com o objetivo de realizar o gerenciamento integrado de recursos energéticos e econômicos durante a operação presente e futura com base em uma análise técnico-financeira via índices de desempenho individualizado. Serão investigadas soluções baseadas tanto em instalações de equipamentos complementares, tais como geradores fotovoltaicos, baterias elétricas e novos pontos de recarga; e soluções baseadas em gestão da demanda e adequação de contratos. No caso de soluções via gestão de contratos, por exemplo, serão considerados impactos no contrato de demanda da estação de recarga. Quanto à metodologia de análise, o comportamento estocástico da recarga será modelado através de uma caracterização em cenários (Monte Carlo), incorporando incertezas inerentes ao problema com propósito de priorizar soluções de custo-benefício (em contraste as soluções de caso extremo). (AU)

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