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Gerenciamento de estações de recarga de veículos elétricos via índices de desempenho individualizado

Processo: 19/19282-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Walmir de Freitas Filho
Beneficiário:Gustavo Caetano Marçal
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/08645-9 - Pesquisas interdisciplinares em redes inteligentes de energia elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Sistemas de distribuição de energia elétrica   Veículos elétricos   Eletrificação   Impactos ambientais   Gases do efeito estufa   Desenvolvimento sustentável

Resumo

Em razão da crescente preocupação com impactos ambientais, discussões sobre emissão de gases de efeito estufa e desenvolvimento sustentável aumentaram. Nessas discussões, diversas soluções foram apresentadas a fim de diminuir tais emissões, sendo a eletrificação dos transportes uma delas. O resultado do investimento em larga escala na mobilidade elétrica pode ser mensurado pelo aumento contínuo do número de veículos elétricos ao longo da última década, com destaque para o ano de 2018 quando a frota ultrapassou 5,1 milhões de unidades. Concomitantemente, é crucial que existam investimentos na operação, manutenção e expansão da infraestrutura de recarga, pois estações de recarga demandam elevados valores de potência e energia, principalmente as instalações com pontos de recarga rápida, resultando em impactos técnicos e econômicos, tanto na rede elétrica da concessionária quanto na própria instalação do acessante. Nesse âmbito, este projeto de mestrado propõe caracterizar e analisar estações públicas de recarga com o objetivo de realizar o gerenciamento integrado de recursos energéticos e econômicos durante a operação presente e futura com base em uma análise técnico-financeira via índices de desempenho individualizado. Serão investigadas soluções baseadas tanto em instalações de equipamentos complementares, tais como geradores fotovoltaicos, baterias elétricas e novos pontos de recarga; e soluções baseadas em gestão da demanda e adequação de contratos. No caso de soluções via gestão de contratos, por exemplo, serão considerados impactos no contrato de demanda da estação de recarga. Quanto à metodologia de análise, o comportamento estocástico da recarga será modelado através de uma caracterização em cenários (Monte Carlo), incorporando incertezas inerentes ao problema com propósito de priorizar soluções de custo-benefício (em contraste as soluções de caso extremo). (AU)

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