Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação hospedeiro-simbionte-inimigo natural: do parasitismo ao mutualismo

Processo: 19/03997-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 30 de novembro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Rodrigo Cogni
Beneficiário:Cássia de Souza Siqueira Cesar
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25991-0 - Ecologia genômica de insetos: adaptações ao clima e evolução de interações ecológicas, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):21/13166-0 - Wolbachia afeta a diversidade de vírus em uma população de campo de Aedes aegypti?, BE.EP.DR
Assunto(s):Ecologia evolutiva   Parasitismo   Simbiose   Bactérias   Interações hospedeiro-parasita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia evolutiva | Endossimbiose | interações ecológicas | Parasita reprodutivo | Seleção Natural | Ecologia evolutiva

Resumo

O estudo da evolução das interações ecológicas é um tema central em ecologia evolutiva. Simbiose é a associação entre dois organismos de espécies diferentes, variando de uma interação parasítica à uma interação mutualística. O estudo proposto tem como objetivo compreender melhor o efeito mutualístico das bactérias endossimbiontes nas interações hospedeiro-simbionte-inimigo natural através de duas abordagens distintas. 1) sabe-se que, embora a interação simbiótica seja custosa, os benefícios oferecidos pelo simbionte podem superar este custo. Aqui propomos uma revisão metaanalítica acerca deste assunto a fim de verificar qual o custo na aptidão dos indivíduos envolvidos na interação e qual o tamanho do efeito da proteção ao se comparar os diferentes sistemas; 2) a presença de Wolbachia é capaz de influenciar a seleção sobre os genes de resposta antiviral codificados pelo hospedeiro. Contudo, não há informação de como os genes de resistência antiviral do hospedeiro podem influenciar a manutenção e dispersão do simbionte, sendo um dos objetivos deste projeto testar esta influência em populações experimentais. A comparação do efeito dos inimigos naturais na resistência oferecida por simbiontes em diferentes sistemas, bem como o estudo sobre o efeito do genótipo do hospedeiro e de pressões seletivas causadas pela presença de patógenos em aspectos ecológicos do simbionte são questões importantes para uma compreensão integrada de processos evolutivos envolvidos nas interações ecológicas interespecíficas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNER-MONTERO, GASPAR; LUQUE, CARLOS M. M.; CESAR, CASSIA SIQUEIRA; DING, SHUAI DOMINIQUE; DAY, JONATHAN P. P.; JIGGINS, FRANCIS MICHAEL. Hunting Drosophila viruses from wild populations: A novel isolation approach and characterisation of viruses. PLOS PATHOGENS, v. 19, n. 3, p. 25-pg., . (19/03997-2, 21/13166-0)
PIMENTEL, ANDRE C.; CESAR, CASSIA S.; MARTINS, MARCOS; COGNI, RODRIGO. The Antiviral Effects of the Symbiont Bacteria Wolbachia in Insects. FRONTIERS IN IMMUNOLOGY, v. 11, . (19/03997-2, 15/08307-3, 13/25991-0, 18/01295-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CESAR, Cássia de Souza Siqueira. A proteção contra inimigos naturais ajuda na dispersão de simbiontes em populações de insetos?. 2024. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.