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Sistema de medição e predição de movimentos de navios atracados através de câmeras e algoritmos de inteligência artificial para otimização e segurança de operações em portos de grande movimentação de navios e/ou expostos a condições severas

Processo: 19/14035-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica
Pesquisador responsável:Felipe Ruggeri
Beneficiário:Marlon Dyo Fukuda Koga
CNAE: Gestão de portos e terminais
Vinculado ao auxílio:18/15395-4 - Sistema de medição e predição de movimentos de navios atracados através de câmeras e algoritmos de inteligência artificial para otimização e segurança de operações em portos de grande movimentação de navios e/ou expostos a condições severas, AP.PIPE
Assunto(s):Estrutura de embarcações   Embarcações   Navios   Amarração   Hidrodinâmica   Portos   Inteligência artificial   Algoritmos

Resumo

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema capaz de medir e predizer o comportamento de navios amarrados em locais parcial ou totalmente expostos a ondas (swell) ou com grande tráfego de embarcações próximas. As ondas longas induzem movimentos dinâmicos nos navios, que solicitam os cabos de amarração e defensas além dos seus limites de projeto, podendo danificar esses equipamentos, assim como a própria estrutura do píer ou dolfin de amarração. A passagem de embarcações próximas produz um fenômeno chamado de interação hidrodinâmica (passing ships), em que o campo de pressão do navio amarrado é modificado pela embarcação passante, induzindo cargas dinâmicas nos mesmos equipamentos. As consequências desses efeitos podem ser graves já que, além da integridade do terminal, o rompimento dos cabos pode trazer graves lesões a tripulação no convés do navio ou equipe de amarração no píer. Adicionalmente, em terminais de óleo cru, derivados de petróleo ou gás (LNG ou LPG) esses efeitos dinâmicos podem induzir movimentos que rompam os mangotes de transferência, gerando derramamentos de materiais nocivos à saúde humana e poluição ao meio ambiente.

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