Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade familiar, étnico-racial, religiosa e de gênero nas escolas de Sorocaba

Processo: 19/19827-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Vera Silvia Facciolla Paiva
Beneficiário:Tainara dos Santos Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/25950-2 - Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos, AP.TEM
Assunto(s):Direitos humanos   Relações étnicas e raciais   Gêneros (grupos sociais)   Religiões   Violência escolar   Escola pública   Relações familiares   Coleta de dados   Inquéritos e questionários   Sorocaba (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Educação Preventiva | etnia | familia | Gênero | raça | religião | Direitos Humanos

Resumo

O objetivo deste estudo e bolsa IC é descrever os sentidos que professores e alunos de ensino médio de Sorocaba-SP atribuem ao tema gênero no debate sobre diversidade de composição familiar, étnico racial e religiosa, em especial quando associada à educação preventiva de IST/AIDS e violência na escola. O conteúdo deste estudo etnográfico será interpretado, depois de análise temática, a partir da noção de interseccionalidade e na perspectiva de direitos humanos que informa o projeto temático. A bolsista integrará a miniequipe que fará o acompanhamento cotidiano e a coleta de dados no estudo preliminar em escolas que irão compor o universo de escolas a serem sorteadas p ara a intervenção em Sorocaba-SP, já incluídas no estudo preliminar associado ao edital IC/Ensino Médio da Pro Reitoria de Pesquisa da USP 2019/2020. Em suas atividades acompanhará (1) o processo de consentimento da escola; (2) o processo de capacitação em metodologia e ética da pesquisa dos alunos da escola incluídos voluntários de IC-EM (3) a aplicação do 1º questionário da pesquisa temática com os IC-EM e o professor responsável nos alunos do 3º ano, no estudo preliminar sobre o perfil sócio demográfico dos alunos, uso da internet, iniciação sexual, uso do preservativo, saúde mental e uso dos serviços de saúde ; (4) a etnografia dos serviços de saúde frequentados pelos alunos; (5) a aplicação piloto junto aos bolsistas IC-EM de todos os instrumentos da pesquisa temática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)