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A paródia do romance de formação em O adolescente de Fiodor Dostoievski

Processo: 19/18062-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2019
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Bianchi
Beneficiário:Joaquim Ferreira Mendes Neto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura russa   Romance de formação   Niilismo   Paródia

Resumo

Entre os assim chamados grandes romances de Dostoiévski está O adolescente, obra de sua maturidade artística. Em suas anotações é possível identificar a gênese de muitas ideias que se desenvolveriam e até seriam modificadas para compor o romance. Mas a ideia da formação do personagem Arkadi Dolgorúki, protagonista e narrador do romance, já aparecia em suas anotações sob a forma do motivo da afirmação do caminho burguês de desenvolvimento (CB25@645=85 1C@6C07=>3> ?CB8 @0728B8O). Naquele momento, a Rússia passava por profundas mudanças econômicas, com a abolição do regime de servidão de 1861. Arkadi Dolgorúki, protagonista e narrador de O adolescente, carrega essas mudanças no desejo de colocar em prática sua ideia de se tornar um Rothschild. Para isso, ele interrompe sua formação, rompendo assim com a estética tradicional do romance de formação. Ao situarmos O adolescente (1875) na tradição do romance de formação (Bildungsroman), é possível perceber a diferença que este carrega com relação ao "cânone mínimo", o paradigma do gênero Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, em que o protagonista Wilhelm Meister busca sua formação por meio da arte e do teatro, e não da riqueza como o faz Arkadi Dolgorúki. Esta pesquisa tem como objetivo justamente analisar como se forma o contraponto paródico de alguns motivos recorrentes do romance de formação nesta obra de Dostoiévski.

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