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Sistema IoT para monitoramento do nível de preenchimento de transbordos agrícolas

Processo: 19/13999-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Cleber Damião Rocco
Beneficiário:Gabriel Barros Dávila
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Internet das coisas   Logística   Desenvolvimento de produtos   Equipamentos agrícolas   Sensoriamento remoto   Monitoramento

Resumo

O crescente número de aplicações de Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) evidencia a importância da transmissão de dados em tempo real, que quando processados e analisados de forma precisa apresentam a capacidade de afetar significativamente a gestão operacional de cidades, indústrias e diversos setores da economia, como a agricultura e pecuária. Apesar desta recente tecnologia já ter sido incorporada em alguns contextos agroindustriais, algumas importantes operações ainda são passíveis de melhorias por meio de soluções baseadas em IoT. É o caso da colheita de culturas como os grãos, toletes, cachos etc. (eg. soja, cana de açúcar, cocos) e que apresentam alguns problemas logísticos no processo de substituição dos veículos de transbordo quando os mesmos atingem sua capacidade máxima. Para solucionar tal problemática, esta pesquisa pretende elaborar a concepção e prototipação de um sistema de sensoriamento aplicável à transbordos, capaz de coletar e transmitir informações, via redes sem fio específicas para aplicações de IoT, referentes ao volume e peso coletado pelo transbordo durante a operação de colheita, auxiliando a tomada de decisão sobre a substituição dos veículos de forma dinâmica. Ao término do projeto, espera-se determinar as melhores soluções de sensores, redes sem fio e forma de processamento dos dados para gerar informações que possam auxiliar na tomada de decisão do deslocamento de veículos de carregamento nas operações de colheita.

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